PROCESSOS DA INDÚSTRIA QUÍMICA PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS EM ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Priscila Hasse Palharim Universidade de São Paulo
  • Moisés Teles dos Santos Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Indústria química, engenharia de produção, Kahoot!, balanço de massa, balanço de energia, operações unitárias

Resumen

A indústria química é um setor que oferece oportunidades profissionais para diferentes especialidades de engenharia, incluindo engenharia de produção. Para que estudantes de engenharia de produção possam desempenhar atividades na área de processos químicos é necessário que possuam: (i) um entendimento básico das principais operações comuns ao setor (operações unitárias); (ii) a habilidade de realizar cálculos de eficiência e rendimentos econômicos e ambientais considerando os insumos materiais e energéticos usados nos processos para obtenção de produtos de valor econômico e (iii) um conhecimento básico das técnicas de avaliação econômica preliminar de projeto de processos químicos. Para que estas competências sejam adquiridas, o uso de balanços de massa e energia aplicados a processo é fundamental. O presente trabalho apresenta a implementação de metodologias e ferramentas de ensino para se atingir estes objetivos educacionais em um curso de Processos Químicos ministrado a alunos de engenharia de produção pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo (USP).

Biografía del autor/a

  • Priscila Hasse Palharim, Universidade de São Paulo
    Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa (2017). Graduação sanduíche na University of California – San Diego (2013-2014), com bolsa CNPq. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2019), com bolsa CNPq. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade de São Paulo, com bolsa CAPES.
  • Moisés Teles dos Santos, Universidade de São Paulo
    Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2007). Doutorado em Engenharia de Processos e Meio-Ambiente pelo Institut National Polytechnique de Toulouse na França (2010). Trabalhou como engenheiro de pesquisa no LGC (Toulouse, França) desenvolvendo ferramentas computacionais para valorização da biomassa. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Foi Diretor Secretário e Diretor Tesoureiro da Associação Brasileira de Engenharia Química - ABEQ (2015-2018) e Editor da Revista Brasileira de Engenharia Química. Tem trabalhos e publicações na área de desenvolvimento de softwares e novas técnicas de ensino-aprendizagem em engenharia.

Descargas

Publicado

2021-04-19