APLICAÇÃO DE PBL EM CONJUNTO COM METODOLOGIA DE PROJETO NO CURSO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA

Autores/as

  • Sérgio Junichi Idehara Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa Aparecida Alves de Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Marcos Alves Rabelo Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Aprendizado baseado em projeto, metodologia de projeto, HBDI, automotiva

Resumen

O objetivo deste estudo foi fornecer uma visão sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos (PBL), como um meio para desenvolver habilidades e integrar conhecimentos que poderiam atender aos estudantes e a necessidade de adaptações do projeto pedagógico dos cursos de engenharia. Investigou-se a abordagem específica da metodologia de projeto – subdividida em fases de desenvolvimento de produto – e temáticas voltadas ao projeto de veículos na disciplina do último ano do curso da engenharia automotiva. Também, por meio da análise de correlação, examina-se a divisão de grupos de estudantes por características mentais, avaliadas pelo instrumento de dominância cerebral de Herrmann (HBDI), buscando melhor desempenho técnico e na especificação de soluções. Por último, explora-se as relações entre as práticas de sala de aula e satisfação dos estudantes, para discernir aceitação e rejeição potenciais no uso do PBL em conjunto com a metodologia de projeto como uma disciplina integradora. Os participantes foram 107 estudantes em 24 equipes na Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de questionários, avaliações de relatórios técnicos e observações de aulas. Os resultados indicaram que a abordagem empregada para o ensino voltado ao trabalho de grupo foi satisfatória, assim como as estratégias de avaliação e subdivisão das equipes. Olhada como uma unidade curricular integradora de disciplinas anteriores pela aprendizagem ativa, a PBL potencializa a formação nos estudantes de uma base sólida de conhecimento e experiências que reflete na melhoria da estrutura curricular do projeto pedagógico.

Biografía del autor/a

  • Sérgio Junichi Idehara, Universidade Federal de Santa Catarina
    Engenheiro Mecânico pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado e doutorado pela Unicamp na área de Projeto de Máquinas (2003 e 2007). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina no Campus de Joinville do curso da Eng. Automotiva. Atualmente, é subcoordenador do curso.
  • Vanessa Aparecida Alves de Lima, Universidade Federal de Rondônia
    Psicóloga pela Universidade Federal de Rondônia (1994), mestrado e doutorado pela USP em Psicologia Escolar (2000 e 2005). Professora da Universidade Federal de Rondônia à disposição da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Joinville.
  • Marcos Alves Rabelo, Universidade Federal de Santa Catarina
    Engenheiro Mecânico e de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia (1990), mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da USP na área de Engenharia de Controle e Automação Mecânica. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - campus Joinville, do curso de Engenharia Aeroespacial.

Publicado

2022-06-19