APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION EM DISCIPLINA DE ESTRUTURAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Palabras clave:
Metodologia Ativa, Peer Instruction, Ensino Híbrido, EngenhariaResumen
Com o intuito de trazer o interesse dos alunos para dentro da sala de aula e colocá-los como centro no processo ensino-aprendizagem, cada vez mais se busca a inserção de novas metodologias de ensino. O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da inserção de metodologia ativa de ensino em uma disciplina do curso de Engenharia Civil de uma instituição de ensino superior privada, visando a promoção da autonomia dos estudantes. A metodologia utilizada foi o Peer Instruction, ou aprendizagem por pares. Para auxiliar na aplicação, foi utilizada também a metodologia de Sala de Aula Invertida. Alguns recursos tecnológicos, como Google Classroom, Google Meet e Google apresentações foram utilizados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tanto na aprendizagem e fixação do conteúdo abordado, quanto no feedback dos alunos quanto à utilização das metodologias ativas e dos recursos tecnológicos. A necessidade da inclusão de novas metodologias de ensino nas engenharias é evidente, uma vez que o recurso pedagógico mais utilizado é a repetição das mesmas aulas assistidas pelos docentes quando alunos. Vários estudos demonstram que as metodologias ativas podem auxiliar os estudantes em aspectos de melhoria do desempenho acadêmico e no desenvolvimento de habilidades, contribuindo assim para a qualificação do processo formativo dos acadêmicos.