AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DAS ÁREAS DE TECNOLOGIA

Autores/as

  • Wagner Ragi Curi Filho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paganini Barcellos de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Bruno Souza Ramos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Isabella Maria Candido Universidade Federal de Ouro Preto
  • Vinicius Fernandes Silva Universidade Federal de Ouro Preto

Palabras clave:

Extensão universitária, Competências, Avaliação.

Resumen

Este trabalho propõe uma metodologia para avaliação do desenvolvimento de competências em estudantes de cursos de áreas tecnológicas, a partir de experiências vinculadas a um conjunto de atividades pertencentes a dois projetos de extensão, executados em paralelo, em uma cidade do interior de Minas Gerais. Este modelo foi utilizado para avaliar competências de um grupo de estudantes de cursos das áreas de tecnologia. As ações de extensão desenvolvidas pelos estudantes eram voltadas para organização de vídeos e o oferecimento de cursos em formato remoto para docentes de uma escola pública. Foram exploradas duas dimensões para avaliação das competências, a percepção individual, por meio do processo de autoavaliação, e a coletiva, resultante de um procedimento de avaliação 360°. Como resultado, verificou-se que o modelo proposto foi apto a analisar o desenvolvimento dos estudantes a partir da avaliação de 8 agrupamentos de competências.  Das competências avaliadas, em apenas duas não houve um aumento percentual médio das competências nos estudantes. Foi constatado também que, a percepção individual das habilidades aprimoradas pelos estudantes tende a ser uma avaliação mais crítica do que a ótica coletiva. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que as ações de extensão podem contribuir direta e positivamente para o desenvolvimento de competências necessárias para a formação de estudantes das áreas tecnológicas.

Biografía del autor/a

  • Wagner Ragi Curi Filho, Universidade Federal de Ouro Preto
    Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, Mestrado em Engenharia de Produção, área de concentração Produto e trabalho pela UFMG. Graduado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto - Campus João Monlevade. Desde março/2019 ocupa os cargos de Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFOP em João Monlevade bem como o Coordenador do Centro de Extensão e Cultura de João Monlevade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices de desempenho, competências, gestão de serviços, organização do trabalho, redes de empresas, economia solidária e autogestão e avaliação de impacto de universidade na comunidade.
  • Paganini Barcellos de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2020). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2014). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008-2012). Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (DEENP/ICEA/UFOP). Tem experiência em pesquisa e implementação de algoritmos exatos e heurísticos para problemas de localização e transportes em redes. As principais áreas de Interesse são: Pesquisa Operacional, Otimização de Sistemas Logísticos de Grande Porte, Microeconomia, Teoria dos jogos e Educação em Engenharia de Produção.

  • Bruno Souza Ramos, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015-Atual). Possui ensino técnico em Automação Industrial pelo CEFET - Ouro Preto (2011-2013). Tem experiência em desenvolvimento WEB e Mobile, voltado a soluções de negócios. As principais áreas de interesse são: UX/UI, Desenvolvimento Full Stack, e AI de análises comportamentais.
  • Isabella Maria Candido, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduanda em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018-Atual). Tem experiência com Gestão de Pessoas e Marketing, pela Visão Tecnologia e Sistemas - Empresa Júnior UFOP - João Monlevade. Tem interesse voltado para solução de problemas através de tecnologias, gerenciamento de pessoas e projetos, com metodologias ágeis como o Scrum
  • Vinicius Fernandes Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017-Atual). Possui ensino Técnico em Eletroeletrônica e Aprendizagem em Elétrica Predial, ambos pelo SENAI-Itabira. Tem experiência em Marketing pela Ascender Jr - Empresa Júnior UFOP. Foi Assessor da Coordenadoria Financeira do CreaJr - MG e atualmente é Coordenador Adjunto da mesma coordenadoria.

Publicado

2021-10-07