MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS COMO FERRAMENTA MEDIADORA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMASModelagem e simulação de eventos discretos como ferramenta mediadora da Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores/as

  • Jackson Roberto Eleotério Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Tecnológicas
  • Simone Leal Schwertl Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais

Palabras clave:

processos industriais, modelagem conceitual, modelagem computacional, simulação estocástica, ensino assistido por computador.

Resumen

As metodologias de aprendizagem ativa incontestavelmente devem compor o projeto pedagógico dos cursos de engenharia, pois contribuem para alcançar as habilidades e competências necessárias para o exercício profissional pleno. A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) constitui uma das metodologias mais recomendadas. Entretanto, como propor problemas concretos vinculados aos processos industriais, que envolvam abordagens interdisciplinares, próximos da realidade profissional do estudante e que possam ser manipulados durante a busca de soluções? O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta do uso da modelagem e simulação de eventos discretos como ferramenta mediadora da Aprendizagem Baseada em Problemas. Os passos de formulação do problema, modelagem conceitual, modelagem computacional e utilização do modelo na busca de soluções para o problema proposto são detalhados. Um exemplo de adoção dessa ferramenta nas disciplinas vinculadas à industrialização da madeira é relatado, com destaque para a associação com as atividades de pesquisa e extensão.

Biografía del autor/a

  • Jackson Roberto Eleotério, Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Tecnológicas

    Graduado em Engenharia Florestal pela UFSM (1997), com mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela ESALQ/USP (2000) e doutorado em Engenharia Química pela UFSC (2009). Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 2000. Atua na área de processos de industrialização da madeira, simulação de processos e engenharia da qualidade.

  • Simone Leal Schwertl, Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais

    Graduada em Matemática (1991) pela FURB, especialização em Desenho (1996), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2016) pela UFSC. Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 2000. Atua como professora da área da Matemática em cursos de engenharia e licenciatura em Matemática.

Publicado

2021-10-07