MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS COMO FERRAMENTA MEDIADORA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMASModelagem e simulação de eventos discretos como ferramenta mediadora da Aprendizagem Baseada em Problemas
Palabras clave:
processos industriais, modelagem conceitual, modelagem computacional, simulação estocástica, ensino assistido por computador.Resumen
As metodologias de aprendizagem ativa incontestavelmente devem compor o projeto pedagógico dos cursos de engenharia, pois contribuem para alcançar as habilidades e competências necessárias para o exercício profissional pleno. A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) constitui uma das metodologias mais recomendadas. Entretanto, como propor problemas concretos vinculados aos processos industriais, que envolvam abordagens interdisciplinares, próximos da realidade profissional do estudante e que possam ser manipulados durante a busca de soluções? O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta do uso da modelagem e simulação de eventos discretos como ferramenta mediadora da Aprendizagem Baseada em Problemas. Os passos de formulação do problema, modelagem conceitual, modelagem computacional e utilização do modelo na busca de soluções para o problema proposto são detalhados. Um exemplo de adoção dessa ferramenta nas disciplinas vinculadas à industrialização da madeira é relatado, com destaque para a associação com as atividades de pesquisa e extensão.