INTERFACES EM LABORATÓRIO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM ENGENHARIAS – ESTUDO DE SOLOS

Autores/as

  • Anelise Schmitz Universidade Federal do Paraná
  • Leandro Olivio Nervis Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Matheus Lemos Nogueira Universidade de Caxias do Sul

Palabras clave:

Laboratório Virtual de Aprendizagem, Engenharia, Geotecnia, Solos.

Resumen

O objetivo deste trabalho é avaliar as interfaces em Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) na engenharia para o conhecimento básico de solos. O estudo vem ao encontro da educação de qualidade, que visa conhecer, aplicar e disseminar o uso dos LVAs para a educação, com o intuito de apresentar interfaces e entender os ensaios realizados especialmente para a caracterização de solos, que podem ser utilizados em disciplinas como mecânica dos solos, pavimentação e estradas, fundações, dentre outras. Este estudo é norteado por três indagações principais e apresenta resultados da evolução dos laboratórios virtuais na engenharia, especialmente a geotécnica, e como eles podem colaborar como ferramentas de aprendizado. São apresentadas as potencialidades e as limitações dessas ferramentas e por fim é sugerido como os laboratórios virtuais podem ser adotados em uma perspectiva de ensino de investigação geotécnica, especialmente em relação aos ensaios realizados em disciplinas que envolvam a caracterização de solos.

Biografía del autor/a

  • Anelise Schmitz, Universidade Federal do Paraná
    Departamento de Transportes, área transportes.

Publicado

2021-12-27