ABP NO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS NA ATUAL CONJUTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Autores/as

  • Ana Cláudia Franca Gomes Faculdade de Engenharia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Luis Henrique Nery Januario Faculdade de Engenharia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino-aprendizagem, Ensino em Engenharia, Metodologias ativas de ensino.

Resumen

Este trabalho refere-se a um artigo de revisão, que tem como objetivo elencar alguns pontos sobre a aplicabilidade da metodologia ativa ABP (aprendizagem baseada em problema), no ensino superior. Através de uma revisão bibliográfica, incialmente identificou-se os conceitos básico e a proposta de ensino que norteia a abordagem da ABP, e em seguida alguns pontos foram identificados e considerados desafiadores quando da implantação do método. Como resultado, a ABP é uma metodologia de ensino promissora porque estimula os alunos a desenvolverem habilidades como organização, liderança e pensamento crítico, que ultrapassam o conteúdo programático, teórico das disciplinas

Publicado

2022-03-16