SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Autores/as

  • João Ernesto Moura Sobreira Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Carlos Estêvão Rolim Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Layza Castelo Branco Mendes Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Salete Bessa Jorge Universidade Estadual do Ceará
  • Mayara Rocha Coelho Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Saúde Mental, Engenharia, Estudantes Universitários

Resumen

Parte-se do pressuposto que na atualidade o ambiente universitário pode ser disparador de situações estressoras. Além disso, em sua maioria, os estudantes universitários são adolescentes ou adultos jovens em processo de construção de sua identidade. Neste momento, podem-se apresentar fragilidades psíquicas que podem desencadear prejuízos em seu aprendizado e na motivação em manter-se em seu curso. Alunos das áreas de tecnologias, por se tratar de uma área do conhecimento que se distancia das ciências da saúde, têm menos acesso a informações acerca dos aspectos relacionados à saúde psicossocial, tais como sintomas de adoecimento e formas de tratamento entre outras. Diante desse cenário, o objetivo da pesquisa é analisar o estado atual da saúde mental de estudantes das áreas de engenharia. Trata-se de um estudo quantitativo. O campo empírico foram os onze cursos de graduação em engenharia que compõem o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT-UFC) e os sujeitos foram estudantes do primeiro semestre. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário sociodemográfico, o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e o questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQoL-Bref) aplicados a 418 estudantes. A relevância da pesquisa foi a obtenção de informações consistentes sobre o estado atual da saúde mental dos estudantes do primeiro semestre do CT-UFC, tendo ficado explícito que muitos desses estudantes já entram no ensino superior com a qualidade de vida comprometida e com sintomas de depressão. Sugere-se ações da universidade para a promoção da boa qualidade de vida e promoção da saúde psíquica discente visando processos de aprendizagem eficazes.

Biografía del autor/a

  • João Ernesto Moura Sobreira Bezerra, Universidade Estadual do Ceará
    Médico Psiquiatra, Mestre em Saúde Coletiva.
  • Carlos Estêvão Rolim Fernandes, Universidade Federal do Ceará
    Professor Associado, Doutor, Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica
  • Layza Castelo Branco Mendes, Universidade Estadual do Ceará
    Professora Adjunta, Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva.
  • Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará
    Enfermeira. Professora e Pesquisadora bolsista produtividade CNPq 1B. Doutora em Enfermagem e Pós-Doutora em Saúde Coletiva.
  • Mayara Rocha Coelho, Universidade Estadual do Ceará
    Assistente Social, Graduanda e Mestranda em Psicologia, Bolsista IC/FUNCAP.

Publicado

2021-10-07