UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Elisandra Bar de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ivanete Zuchi Siple Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Eliane Bihuna de Azevedo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Graciela Moro Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palabras clave:

Projeto de ensino, Trabalho colaborativo, Ensino de cálculo, Ensino de álgebra e geometria analítica, Tecnologias no ensino

Resumen

As disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear ocupam papel importante nas primeiras fases da estrutura curricular dos diversos cursos de Engenharia, pois fornecem ferramentas fundamentais para a interpretação e resolução de problemas. Por outro lado, sabemos que o processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas não é uma tarefa fácil, constituindo-se um grande desafio para a maioria dos docentes e alunos envolvidos. Diante deste cenário, a Direção de Ensino e o Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina implantou um projeto de ensino que envolvia tais disciplinas. O principal objetivo desse projeto de ensino foi criar ações que possibilitassem manter a qualidade de ensino e aprendizagem, inseridas num contexto de trabalho colaborativo entre os professores que atuavam nessas disciplinas. Neste trabalho relatamos esta experiência de trabalho colaborativo apresentando índices de aproveitamento e evasão nas disciplinas, bem como uma análise descritiva da avaliação do projeto sob a ótica discente.

Biografía del autor/a

  • Elisandra Bar de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Departamento de Matemática

    Análise Matemática

    Ensino de matemática em nível superior

Publicado

2014-09-12

Número

Sección

Artigos