AULAS EXPERIMENTAIS COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TERMODINÂMICA: RELATO DE CASO NA ENGENHARIA

Autores/as

  • Antonio Araújo Karlos Valença Universidade Federal da Paraíba
  • Marcos Antonio Passos Chagas Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Termodinâmica, Engenharia, Conservação de energia, Resfriador.

Resumen

Neste trabalho é apresentado o relato de uma experiência realizada por alunos da disciplina de Termodinâmica Aplicada do curso de graduação em Engenharia de Produção de uma faculdade particular, onde foram examinados as contribuições teóricas e práticas do conteúdo. O experimento foi baseado no desenvolvimento de um tipo de equipamento por meio do uso de dois potes de cerâmica, areia e tolha, com o objetivo de refrigerar frutas e verduras. O intuito foi que os alunos buscassem entender e explicar por meio dos princípios termodinâmicos o funcionamento e como ocorre a conservação dos alimentos nesse equipamento refrigerador. Foram realizados testes com dois tipos de areia: de praia e de construção. Após a realização dos experimentos, os dados coletados foram registrados e a partir deles gerados gráficos de resultados. Nesses registros foi possível verificar alterações na temperatura interna do resfriador, mas devido às condições externas do ambiente, somente foi possível diminuir entre 10ºC a 15ºC da temperatura em relação à da cidade. Um outro aspecto é que com a areia de construção a média de temperatura foi mais próxima do desejado do que com a areia de praia. Conclui-se que o experimento se deu de modo positivo, onde os conceitos da estudados em sala de aula foram bem aplicados, tendo os alunos apresentado ótimos resultados na avaliação final da disciplina.

Biografía del autor/a

  • Antonio Araújo Karlos Valença, Universidade Federal da Paraíba
    Mestre em Engenharia Mecânica (UFPB)
  • Marcos Antonio Passos Chagas, Universidade Federal de Sergipe
    Doutor em Física (UFS)

Publicado

2022-04-20