O PERFIL DOS EGRESSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA FORMADOS PELO PPC DE 2004: ANÁLISE SOBRE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E SUAS PERCEPÇÕES

Autores/as

  • Pedro Vitor Teixeira Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Victor Hugo Rodrigues Nogueira George Universidade Federal do Ceará
  • Romulo do Nascimento Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Roberto de Araújo Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Pierre Maurice Christophe Lamary Universidade Federal do Ceará

Resumen

Tendo em vista a elaboração do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para 2020 e a necessidade de o mesmo refletir com eficácia um panorama moderno de ensino de engenharia e as expectativas do mercado para a formação de novos profissionais, o presente trabalho foi desenvolvido visando avaliar as percepções de alunos formados durante a vigência do PPC de 2004 sobre a qualidade da formação do engenheiro mecânico da UFC, bem como possibilidades de modernização e melhoria do ensino. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica e foram coletados dados sobre os alunos formados que ingressaram a partir de 2005, através de um questionário online composto de 26 perguntas. O questionário utilizado foi adaptado de trabalhos pesquisados, visando garantir certo direcionamento e padronização. Os dados obtidos pela pesquisa revelaram um egresso bem inserido no mercado de trabalho, com cerca de 81% de egressos trabalhando, porém, insatisfeito com as condições de trabalho na área, principalmente tratando-se de oportunidades de carreira e remuneração, e que faz algumas críticas à estrutura curricular do curso, apontando deficiências e pontos a se melhorar. Com suas opiniões e sugestões foram elencadas algumas propostas para atingir esse objetivo.

Biografía del autor/a

  • Pedro Vitor Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Ceará
    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2019), com graduação-sanduíche na Universität Duisburg-Essen (2016). Foi membro da empresa júnior Diferencial Jr, na Universidade Federal do Ceará (UFC) e trabalhou como estagiário do Banco do Nordeste (BNB), com experiência nas áreas de manutenção e projeto de instalações.
  • Victor Hugo Rodrigues Nogueira George, Universidade Federal do Ceará
    Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará desde 2019. Bolsista do Projeto de Apoio à Graduação pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFC e Capitão da Equipe Siará Baja (UFC).
  • Romulo do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal do Ceará
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2011), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (2013) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Università di Pisa (Unipi), Pisa, Itália (2017). Atualmente é professor do magistério superior Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Elementos de Máquinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tribologia, Vibrações, Análise de Sinais Vibratórios e Elementos Finitos. Atualmente realiza pesquisa nas áreas de Tribologia, Vibrações e análise com elementos finitos.
  • Roberto de Araújo Bezerra, Universidade Federal do Ceará

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1990), fez o Mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica de Uberlândia, Minas Gerais (1996) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp, São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Elementos de Máquinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanismos, Vibrações, Análise de Sinais Vibratórios e Manutenção Preditiva.

  • Pierre Maurice Christophe Lamary, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Ciência Aeroespacial e Técnica pela Institut Polytechnique des Sciences Appliquées, science aérospatiale et tec (1986), mestrado em Elementos finitos, Modelização das Estruturas e FD pela Universitè de Technologie de Compiègne (1987), doutorado em Mecânica Aplicada - Acústica pela Universitè de Technologie de Compiègne (1990), pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2005) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2010). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Estruturas Aeroespaciais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aeronaves, FEM, BEM, Controle de Ruído.

Publicado

2021-12-08