METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I EM CURSOS DE ENGENHARIA – UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palabras clave:
Ensino em Engenharia, Cálculo Diferencial e Integral, Metodologias AtivasResumen
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca da utilização de metodologias ativas para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral I em cursos de engenharia, nos quais, historicamente, essa disciplina é ofertada nas séries iniciais e apresenta muitos não aprovados, que a refazem mais de uma vez para obterem aprovação. O levantamento foi realizado a partir de estudos publicados no período de 2009 a 2019, buscando responder às questões: Quais metodologias de ensino e tecnologias, têm sido aplicadas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I, e abordando quais conteúdos, para os cursos de Engenharia? Quais métodos avaliativos foram aplicados e houve diferença no engajamento dos alunos, quando utilizadas metodologias ativas alinhas às tecnologias digitais? Quais as principais dificuldades encontradas nessas práticas (metodologias de ensino), na visão dos professores e dos alunos? Da condução desta revisão, foram analisados 1182 trabalhos (entre teses, dissertações e artigos) de oito bases de dados diferentes (Scopus, IEEE explorer, Web of Science, Scielo, Engineering Village, Capes, BDTD, Science Direct). Os resultados trazem oito diferentes metodologias ativas utilizadas nos conteúdos referentes a disciplina de Cálculo, evidenciando uso de softwares como o GeoGebra para a realização de atividades, e aponta evidências sobre engajamento dos alunos e as principais dificuldades relatadas por professores e alunos. Ainda, o uso de recursos tecnológicos tem se mostrado facilitador do aprendizado dos alunos, bem como com a interação com outras disciplinas. Como conclusão, é possível afirmar que a utilização das metodologias ativas para o estudo do Cálculo Diferencial e Integral I, principalmente em cursos de Engenharia, necessita de um maior número de pesquisas e aplicações.