METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I EM CURSOS DE ENGENHARIA – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Geovane Duarte Pinheiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Palabras clave:

Ensino em Engenharia, Cálculo Diferencial e Integral, Metodologias Ativas

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca da utilização de metodologias ativas para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral I em cursos de engenharia, nos quais, historicamente, essa disciplina é ofertada nas séries iniciais e apresenta muitos não aprovados, que a refazem mais de uma vez para obterem aprovação. O levantamento foi realizado a partir de estudos publicados no período de 2009 a 2019, buscando responder às questões: Quais metodologias de ensino e tecnologias, têm sido aplicadas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I, e abordando quais conteúdos, para os cursos de Engenharia? Quais métodos avaliativos foram aplicados e houve diferença no engajamento dos alunos, quando utilizadas metodologias ativas alinhas às tecnologias digitais? Quais as principais dificuldades encontradas nessas práticas (metodologias de ensino), na visão dos professores e dos alunos? Da condução desta revisão, foram analisados 1182 trabalhos (entre teses, dissertações e artigos) de oito bases de dados diferentes (Scopus, IEEE explorer, Web of Science, Scielo, Engineering Village, Capes, BDTD, Science Direct). Os resultados trazem oito diferentes metodologias ativas utilizadas nos conteúdos referentes a disciplina de Cálculo, evidenciando uso de softwares como o GeoGebra para a realização de atividades, e aponta evidências sobre engajamento dos alunos e as principais dificuldades relatadas por professores e alunos. Ainda, o uso de recursos tecnológicos tem se mostrado facilitador do aprendizado dos alunos, bem como com a interação com outras disciplinas. Como conclusão, é possível afirmar que a utilização das metodologias ativas para o estudo do Cálculo Diferencial e Integral I, principalmente em cursos de Engenharia, necessita de um maior número de pesquisas e aplicações.

Biografía del autor/a

  • Geovane Duarte Pinheiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
    Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG e em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem pelo Centro Universitário Uniamérica. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste. Professor do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG.
  • Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
    Bacharel em Informática e especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, e especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Professor Associado na Unioeste, campus de Cascavel, atua no Bacharelado em Ciência da Computação e como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e em Ciência da Computação.

Publicado

2022-04-20