A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM NOS EIXOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores/as

  • Felipe Felix Silveira dos Santos Instituto Federal de São Paulo - Caraguatatuba
  • Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa Instituto Federal de São Paulo - Caraguatatuba

Palabras clave:

Educação em Engenharia, Ensino Empreendedor, Abordagem Multidisciplinar, extensão, inovação

Resumen

O ensino do empreendedorismo na Engenharia tem se tornado uma necessidade nas Instituições de Ensino Superior. A introdução de uma metodologia que consiga desenvolver competências e capacidades empreendedoras, paralelas ao ensino altamente técnico de um engenheiro, é não somente uma realidade, mas uma necessidade do mercado profissional competitivo. O presente estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa exploratória com uma análise de dados qualitativos e quantitativos do cenário profissional e de ensino dos cursos de engenharia, apresenta uma abordagem de ensino complementar, focada no aperfeiçoamento de competências empreendedoras dos estudantes. Com a adoção de diversos projetos interdisciplinares e ações práticas, centralizando o ensino empreendedor como conexão do ensino, pesquisa e extensão, a abordagem aproxima o sistema de ensino, às demandas do mercado, ampliando as possibilidades de atuação e expansão profissional.

Biografía del autor/a

  • Felipe Felix Silveira dos Santos, Instituto Federal de São Paulo - Caraguatatuba
    Graduando em Engenharia Civil pelo IFSP - Campus Caraguatatuba.
  • Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa, Instituto Federal de São Paulo - Caraguatatuba
    Docente titular no curso de Engenharia Civil do IFSP - Campus Caraguatatuba.

Publicado

2022-04-20