DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, PROJETO PEDAGÓGICO E METODOLOGIA PBL: UMA ANÁLISE DE SUAS CONEXÕES NO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Martonio José Marques Francelino UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Tania Denise Miskinis Salgado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palabras clave:

Ensino de engenharia, Metodologia PBL, Projeto pedagógico de curso.

Resumen

Neste artigo são analisadas as conexões entre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a Metodologia PBL (Problem Based Learning) no curso de Engenharia Civil de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A metodologia da pesquisa foi qualitativa de caráter documental e os dados foram submetidos a análise de conteúdo à luz de Bardin e pelo software Wordclouds. As principais concepções identificadas no PPC foram: concepções sociais, sobre ensino de Engenharia Civil e sobre a metodologia PBL. Mas a nuvem de palavras permitiu identificar fragilidades no PPC, como concepções de certa forma tecnicistas, em contraposição a um discurso geral alinhado com as DCN. Investir na formação continuada de docentes poderia permitir que se apropriassem das características da metodologia e de suas possibilidades de aplicação em sala de aula. Conclui-se que, apesar de algumas fragilidades, há sinergia entre o PPC, a metodologia PBL e as DCN no ensino de engenharia civil da IFES pesquisada, contribuindo para o fortalecimento do projeto institucional.

Biografía del autor/a

  • Martonio José Marques Francelino, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
    Engenheiro Civil, professor da UFRPE, unidade acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, departamento de engenharia civil.
  • Tania Denise Miskinis Salgado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
    Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS.

Publicado

2022-04-20