PRÁTICAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADAS NO COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UEFS

Autores/as

  • Cleyton Almeida Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rosaria da Paixão Trindade Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Autorregulação da aprendizagem, Motivação, Desempenho acadêmico, Evasão.

Resumen

A evasão tem sido um grande problema para o Ensino Superior no Brasil, com índices elevados e tendência de crescimento. Dentre as diversas motivações para o abandono, o baixo desempenho acadêmico tem tomado papel de destaque, face aos currículos desafiadores dos cursos de graduação e à fragilidade do ensino de base. No curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana, essa situação é semelhante. As disciplinas iniciais do curso possuem altos índices de reprovação, o que se reflete em um grande número de desistência logo nos primeiros semestres. Por isso, foi elaborado um projeto de extensão com a finalidade de motivar os estudantes e mantê-los engajados ao curso, como forma de diminuir a evasão. Como um recorte desse projeto,  idealizou-se a criação de um ambiente de compartilhamento de práticas autorreguladoras da aprendizagem, abordadas como mecanismo para aumento do desempenho acadêmico dos estudantes do primeiro semestre. Assim sendo, foi realizado um conjunto de atividades de orientação e acompanhamento dos ingressantes, com reuniões virtuais em grupo e atividades individuais. Obteve-se, então, um bom percentual de engajamento estudantil no entorno do projeto, contando com a participação de 29 estudantes calouros nos anos de 2020 e 2021.

Biografía del autor/a

  • Cleyton Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Graduando no curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana, atualmente é bolsista de extensão pelo programa PIBEX-PROEX, trabalhando no combate à evasão por meio de engajamento estudantil e rendimento acadêmico. Ocupa também o cargo de diretor de projetos na Empresa Júnior de Engenharia de Computação da UEFS. Ainda nessa instituição, foi monitor bolsista de Circuitos Digitais e atuou como Secretário de Imprensa, Pesquisa e Cultura do Diretório Acadêmico de Engenharia de Computação - UEFS. Durante o Ensino Médio, Foi bolsista de Iniciação Científica vinculado ao Programa Primeiros Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa do IF Baiano
  • Rosaria da Paixão Trindade, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) - UEFS Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência Universitária e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: prática educativa, docência universitária, pesquisa, extensão, gestão, plano de desenvolvimento da escola, gestão democrática e planejamento escolar.

Publicado

2022-08-17