OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E O PERFIL DO FUTURO DOCENTE EM FORMAÇÃO

Autores/as

  • Daniel Couto Sperandio Universidade de São Paulo
  • Marcelo Castilho de Castro Universidade de São Paulo
  • Maria Emmanoele Damares Oliveira de Lemos Universidade de São Paulo
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ensino remoto, competências e habilidades docentes, aprendizagem colaborativa.

Resumen

Neste trabalho analisamos o perfil do futuro docente, em formação durante a pandemia de COVID-19, e os desafios da prática da aprendizagem no ensino remoto. Para tal, foi elaborado um questionário aplicado a pós-graduandos em engenharia, cursando a disciplina de didática e prática do ensino em engenharia, em um campus de uma renomada universidade pública, a fim de analisar o perfil do futuro docente que está sendo formado, no atual cenário de transformação na prática do ensino pós-pandemia. O resultado obtido evidencia que 63,6% da sala se identifica pessoalmente com modelos ativos de ensino, e 54,5% alegou ter tido dificuldades com a transição para o ensino remoto. A pesquisa também mostrou que cerca de 66,7% prefere utilizar metodologias ativas para ensinar e acredita que estas podem ser melhor exploradas no ensino remoto.

Biografía del autor/a

  • Daniel Couto Sperandio, Universidade de São Paulo

    Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) (2019), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais na Universidade de São Paulo na área de Materiais Convencionais e Avançados. Atualmente realiza pesquisa sobre novos processos de obtenção de carbono ativo e seu uso no estudo da reação de redução do oxigênio.

  • Marcelo Castilho de Castro, Universidade de São Paulo
    Graduado em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) (2019), mestrando em Engenharia Química na Universidade de São Paulo na área de Desenvolvimento de Produtos e Processos. Atualmente realiza pesquisa sobre corrosão microbiológica em sistemas de combustíveis de aeronaves.
  • Maria Emmanoele Damares Oliveira de Lemos, Universidade de São Paulo
    Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2020), mestranda em Engenharia Química na Universidade de São Paulo na área de Desenvolvimento de Produtos e Processos. Atualmente realiza pesquisa sobre microalgas para produção de biodiesel.
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente de cursos de graduação e pós-graduação e pesquisadora na Universidade de São Paulo - USP. Entre os cargos de gestão nos últimos 10 anos estão: Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (UniFOA), Coordenadora do Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências (EEL-USP), Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (EEL-USP). É orientadora de trabalhos de conclusão e de pesquisa, tanto em graduação quanto em pós-graduação. Tem experiência em Psicologia Organizacional, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e em Psicologia Clínica, com ênfase em Prevenção e Intervenção Psicológica.

Publicado

2022-06-19