APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – PBL EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E URBANISMO EM UNIVERSIDADE DA FRANÇA: ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Elayne Christian Pereira Martins Universidade de Pernambuco
  • Alberto Casado Lordsleem JR. Universidade de Pernambuco
  • Paula Gabriele Vieira Pedrosa Universidade de Pernambuco

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Engenharia civil, Institute National des Sciences Appliquées.

Resumen

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), também conhecida pela sigla PBL (Problem-Based Learning), é uma metodologia na qual a apresentação de uma situação-problema é utilizada para motivar a aprendizagem. Os discentes trabalham em grupos e o docente assume o papel de orientador. O PBL vem sendo utilizado por diversas instituições de ensino, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita, pois ainda é utilizada por uma pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever a adoção do PBL em uma disciplina do curso de engenharia civil e urbanismo de uma universidade francesa, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização demonstrando os aspectos positivos desse método. Para isso, foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino através da disciplina de Atelier, ministrada no Institut National des Sciences Appliquées – INSA, na cidade de Lyon, localizada na França. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a adoção do método na disciplina colaborou não apenas para a aquisição de conhecimentos técnicos sobre o tema abordado, mas também no desenvolvimento de habilidades, muitas vezes solicitadas aos profissionais da engenharia civil, mostrando-se efetivo em seus objetivos principais.


Biografía del autor/a

  • Elayne Christian Pereira Martins, Universidade de Pernambuco

    Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2014), especialização em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG (2017) e mestrado (2018) em Engenharia Civil - Gestão da Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Atua, como engenheira civil desde 2014, com ênfase em Acompanhamento de Obras, Planejamento Controle de Obras, Gerenciamento de Obras, Orçamento e Projetos Financeiros.


  • Alberto Casado Lordsleem JR., Universidade de Pernambuco

    Graduação em Engenharia Civil pela UFPE (1994); Mestrado (1997), Doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2010) em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP; Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco (2012). Gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica da UPE (2007-2010). Atualmente é professor associado; coordenador setorial de extensão e cultura; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), docente de cursos de especialização e coordenador do MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Assessor técnico de empresas e entidades setoriais da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão da Construção, Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, inovações tecnológicas, racionalização construtiva, desempenho, projeto para produção, vedações verticais, sistemas de gestão da construção, produtividade e recuperação de patologias.


  • Paula Gabriele Vieira Pedrosa, Universidade de Pernambuco
    Engenheira Civil, Mestranda em Engenharia civil pela Universidade de Pernambuco

Publicado

2022-08-17