MOTIVAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA PARA A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DA SUSTENTABILIDADE NA FORMA DE FOTOS

Autores/as

  • Maria Clara Santos Lopes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Isabela Laís de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bianca da Silva Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Isabella Zanatta Garcia Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lorena Paloma Piai Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Pedro Henrique Leonardi Batyras Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tatiane Cristina Dal Bosco Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexandre Luiz Polizel Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori Universidade TEcnológica do Paraná

Palabras clave:

Desenvolvimento sustentável, Educação Ambiental, Percepção ambiental.

Resumen

A sustentabilidade é uma temática que necessita estar presente na formação acadêmica de profissionais, em especial, naqueles cuja atuação reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas e interferem na paisagem. Com o intuito de promover uma reflexão a respeito do tema “sustentabilidade” na Instituição de Ensino Superior, entre os estudantes de cursos de Engenharia, a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos (CGRS) promoveu o IV Desafio “Um olhar sustentável”, cujo objetivo era realizar um registro fotográfico autoral que refletisse o tema “sustentabilidade”. No presente estudo, foram analisadas as motivações dos estudantes em participar do Desafio. Foram utilizadas as respostas dos participantes no formulário de feedback. Para isso, utilizou-se a metodologia de Análise de Conteúdo. Contatou-se que os alunos apresentaram duas motivações principais para participar do Desafio, sendo elas: a - acadêmicas e b – contribuir com a sustentabilidade.

Biografía del autor/a

  • Maria Clara Santos Lopes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

    Engenheira Ambiental (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - LD).

  • Isabela Laís de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-LD)
  • Bianca da Silva Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-LD).

  • Isabella Zanatta Garcia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Engenheira Ambiental (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - LD).

  • Lorena Paloma Piai, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-LD)

  • Pedro Henrique Leonardi Batyras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-LD)
  • Tatiane Cristina Dal Bosco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexandre Luiz Polizel, Universidade Estadual de Londrina
    Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Universidade TEcnológica do Paraná
    Professora do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Publicado

2022-06-19