DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NO PROJETO ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFVJM: UMA ANÁLISE NA VISÃO DE SEUS EGRESSOS

Autores/as

  • Amanda Souza Félix Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Luísa Mapeli Veríssimo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Lucas Franco Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Anamaria de Oliveira Cardoso Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palabras clave:

EPEQ/UFVJM, Egressos, Habilidades, Atividades Complementares, Novas DCNs.

Resumen

A indústria química tem reconhecido a importância de se investir no desenvolvimento tecnológico com um enfoque na responsabilidade social, buscando profissionais com perfil mais humanístico e empreendedor, além de formação técnica de qualidade. As soft skills são um conjunto de habilidades relacionadas com a forma com que um indivíduo se comunica, toma suas decisões e se relaciona com as pessoas do seu convívio social e profissional. Elas são essenciais para o novo profissional de Engenharia Química. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é avaliar as contribuições do projeto Escola Piloto de Engenharia Química da UFVJM (EPEQ/UFVJM) no desenvolvimento de soft skills,  sob a perspectiva de seus membros egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa com  48 egressos do projeto através de um questionário online. Com base nos resultados obtidos, observa-se  que as principiais  habilidades adquiridas pelos membros foram a comunicação, trabalho em equipe, liderança e proatividade, dentre outras, contribuindo para o participantes desenvolva algumas das soft skills exigidas pelo mercado de trabalho. A EPEQ/UFVJM  é uma  importante iniciativa para a formação dos discentes da graduação, possibilitando o aperfeiçoamento profissional e pessoal, na medida que  contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de soft skills.

Publicado

2022-08-18