ANÁLISE DE INVESTIGAÇÕES SOBRE TEMAS DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE ENGENHARIA (ABENGE)

Autores/as

  • Ederson Carlos Gomes Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná - SEED/PR Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/CM
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/CM
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá-UEM

Palabras clave:

Metodologias ativas, Ensino de Engenharia, Ensino e Aprendizagem.

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo identificar que tem sido desenvolvido na área do ensino de Engenharia por meio do uso das metodologias ativas, na revista de Ensino de Engenharia, da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE). Para isso foram elencadas três categorias; a primeira versou sobre qual era o curso de Engenharia; a segunda sobre qual metodologia ativa foi usada; e a terceira quais foram os resultados e conclusões adquiridos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram um total de 34 publicações, sendo estas desenvolvidas principalmente nos últimos quatro anos, em diversos cursos com variadas metodologias ativas, havendo predominância para no uso da PrBL e PjBL, porém outras metodologias também tem sido inseridas. O desenvolvimento destas metodologias ativas para o ensino de Engenharia indicaram ganhos de aprendizagem, autonomia e protagonismo dos acadêmicos, entretanto, há uma necessidade de aprofundamento nos estudos para a mensuração dos impactos das metodologias ativas porque elas estão em plena expansão.

Biografía del autor/a

  • Ederson Carlos Gomes, Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná - SEED/PR Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/CM
    Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-PR, professor da Educação Básica na disciplina de Física na SEED/PR e docente Convidado no programa de Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física, Polo 32 - UTFPR de Campo Mourão.
  • Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/CM
    Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É representante da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. Atualmente exerce a função de coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física UTFPR/CM. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO EM FÍSICA e ASTRONOMIA.
  • Polônia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá-UEM
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Física- UEM (1988) mestrado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores ensino-aprendizagem de física/ciências, instrumentação para o ensino de física, ações didáticas para o Ensino de Física e Ciências, organização de grupos de professores de escolas de Ensino Básico, de ensino Superior e acadêmicos, desenvolvendo ações de Pesquisa e Ensino de Física e Ciências, visando a sala de aula.

Publicado

2022-08-17