APLICAÇÃO DE PROTÓTIPOS ESTRUTURAIS IMPRESSOS EM 3D NO ENSINO DE ENGENHARIA - PONTE DO HERVAL OBRA DO ENGENHEIRO EMÍLIO HENRIQUE BAUMGART
Palabras clave:
atividade prática, sistemas em equilíbrio, ensino médio, Engenharia CivilResumen
Os cursos de ensino superior têm apresentado uma diminuição do número de alunos, com redução notável na área das engenharias. A integração entre disciplinas da área de exatas com atividades práticas instiga os estudantes a prosseguirem em busca do conhecimento. O interesse pela engenharia pode ser estimulado com a aplicação da teoria em temas histórica e geograficamente relevantes, como forma de solucionar problemas próximos ao cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade prática que desperta o interesse e aproxima os alunos do ensino médio a desafios da Engenharia Civil. Para isso desenvolveu-se uma maquete em escala da histórica Ponte do Herval projetada pelo Engenheiro Emílio Henrique Baumgart. A proposta da atividade consistiu em utilizar conceitos já conhecidos dos alunos do ensino na construção da estrutura, primeira ponte do mundo de concreto armado construída pelo método dos balanços sucessivos. A atividade foi proposta e realizada com alunos do ensino médio de três maneiras diferentes: sem a realização de cálculos, com realização parcial dos cálculos, e com realização de todos os cálculos. Com a atividade, os alunos de ensino médio se mostraram capazes de executar a atividade das três maneiras, realizando os cálculos ou não. Ainda, além da integração entre os membros dos grupos, houve uma clara motivação dos alunos em aplicar os cálculos na montagem da miniatura, compreendendo um pouco mais do cotidiano de um engenheiro. Com isso, pretende-se que a atividade possa servir de instrumento para que mais alunos percebam esta integração entre disciplinas estudadas no ensino médio com atividades práticas e rotineiras.