USO DE RUBRICAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA: UMA EXPERIÊNCIA EM PERÍODO REMOTO NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Autores/as

  • Maria Angélica do Carmo Zanotto Universidade Federal de São Carlos
  • Thiago de Assis Augusto Universidade Federal de São Carlos
  • Carlos Henrique Scuracchio Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

rubricas, avaliação formativa, Ciência e Engenharia de Materiais

Resumen

No presente trabalho, serão apresentados os resultados e as discussões do uso de rubricas com foco em avaliação formativa em uma disciplina obrigatória para estudantes do curso de Engenharia de Materiais, com ênfase em polímeros, da Universidade Federal de São Carlos, denominada “Processamento de Elastômeros e Termofixos”, transcorrida entre agosto e novembro de 2021. A oferta da disciplina se deu inteiramente por meios virtuais, no contexto de adoção do Ensino Não Presencial Emergencial durante a pandemia da Covid-19. Os resultados foram considerados exitosos e sugere-se que a metodologia desenhada para a disciplina PET possa ser transposta para o formato presencial, podendo até mesmo ser potencializada por outras metodologias. As percepções dos estudantes indicam que educadores de cursos de Engenharia têm muito a ganhar ao inserir rubricas em suas práticas pedagógicas.

Biografía del autor/a

  • Maria Angélica do Carmo Zanotto, Universidade Federal de São Carlos
    Engenheira Florestal (ESALQ/USP); Pedagoga, mestre em Educação e doutora em Educação Especial, todas pela UFSCar. Professora substituta no Departamento de Psicologia da UFSCar (97/98 e 2002/2004). Pós doutora pelo DEMa/UFSCar (2020/21). Pedagoga na UFSCar desde 2008, é coordenadora da CIPeF (Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), com foco em: planejamento pedagógico em EaD, ensino híbrido, TDIC na educação superior, metodologias ativas, inovação no ensino de engenharia. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Horizonte, NIT e I-Context.
  • Thiago de Assis Augusto, Universidade Federal de São Carlos

    Bacharelado em Engenharia Mecânica (2016) e mestrado em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos (2019), pelo Centro Universitário da FEI. Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Atuação profissional nas áreas de manutenção mecânica, soldagem e injeção plástica. Envolvido em pesquisas sobre manufatura aditiva e caracterização de polímeros e compósitos poliméricos com cargas voltadas a aplicações biomédicas. Atuação como assistente do Projeto Institucional de Modernização, parte do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação CAPES-Fulbright. Interesse em avaliação, metodologias ativas e ensino baseado em competências.

  • Carlos Henrique Scuracchio, Universidade Federal de São Carlos

    Bacharelado em Engenharia de Materiais (UFSCar), Mestre e Doutor em Ciência em Engenharia de Materiais (UFSCar). Professor na Universidade Federal de São Carlos desde 2014. Possui pesquisas nas áreas de atuadores e sensores mecânicos flexíveis, reciclagem de borracha e elastômeros. Participa do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação CAPES-Fulbright.

Publicado

2023-08-09