MAPEAMENTO DE CONTEXTOS EDUCACIONAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Renata dos Santos Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago
  • Júnia Clara Vieira Soares
  • Francielly de Abreu Pessoa

Palabras clave:

Metodologias ativas, institucionalização, engenharia, documentos oficiais, Projeto Pedagógico do Curso.

Resumen

O contexto educacional no ensino superior tem recebido alterações, principalmente quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa, o principal objetivo foi mapear a implementação das estratégias de metodologias ativas registradas nos documentos oficiais dos cursos de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Theodomiro Carneiro Santiago, com foco na institucionalização dessa metodologia no ensino superior. A questão norteadora do estudo foi a seguinte: como as inovações nas metodologias de ensino têm ocorrido desde a implantação dos cursos de graduação em engenharia da Universidade Federal de Itajubá no Campus de Itabira? Por meio da abordagem qualitativa e pesquisa exploratória, foi realizado um estudo de caso com as seguintes etapas: pesquisas bibliográfica e documental, elaboração do mapa de evidências para análise da incidência das metodologias ativas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), análise dos dados coletados, elaboração de relatório e de artigo para divulgação dos resultados. Observou-se que a implantação das estratégias de metodologias ativas ocorreu gradualmente, alinhando o novo papel do docente e do discente no processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados foram: contribuição aos membros de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos analisados e de outros da mesma área de outras instituições a partir da divulgação dos resultados em artigos e relatórios; impacto na formação acadêmica do bolsista; e norteamento às instituições de ensino para cumprimento das legislações. Dessa forma, a inserção das metodologias ativas nas estruturas dos PPCs tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes, impactando diretamente na qualidade do ensino ofertado pela Unifei.

Biografía del autor/a

  • Renata dos Santos, Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago

    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, Mestra em Educação, graduada em Letras e em Pedagogia (Orientação e Supervisão). Pós-graduada em Informática Aplicada à Educação, Língua Portuguesa, Gestão Organizacional, Administração e Supervisão Escolar. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias Ativas, Metodologia da Pesquisa Científica, Português Instrumental, Tecnologia Educacional, Didática e Escrita de Gêneros Acadêmico-científicos e Empresariais. Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica da Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago. Membro efetivo de comissões pertencentes ao Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (CB-14) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Experiência em normalização e revisão de documentos técnicos e científicos e em revisão textual de Língua Portuguesa. Atuou como Coordenadora das Disciplinas Básicas e como Diretora Acadêmica Adjunta na Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Metodologias Ativas no Ensino Superior da Universidade Federal de Itajubá. Membro do Conselho Superior (Consuni), da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Itajubá e do Comitê de Compatibilização dos Regimentos e Normas (CCRN). Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Inep. Coordenadora do curso de Especialização lato sensu em Gestão Escolar na Unifei. Capacitadora em Metodologias Ativas para o Ensino Superior. Coordenadora de revisões antiplágio e ABNT de materiais disponibilizados no Moodle.

Publicado

2023-08-09