APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ELETRÔNICA ATRAVÉS DO PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM PEDAL DE GUITARRA

Autores/as

  • Felipe José Coelho Pedroso Universidade Vila Velha - ES
  • Susilea Abreu dos Santos Lima Universidade Vila Velha - ES
  • Emanuella Aparecida Fontan Universidade Vila Velha - ES

Palabras clave:

aprendizagem significativa, taxonomia de Bloom, alinhamento construtivo, eletrônica, pedal de guitarra

Resumen

Este artigo apresenta o projeto e a construção de um pedal de guitarra como linha condutora e objetivo geral para aprendizagem significativa em eletrônica utilizando dispositivos e componentes eletrônicos semicondutores. O objetivo geral é alcançado através de um alinhamento construtivo entre os objetivos intermediários claramente definidos, as atividades desenvolvidas e os sistemas de avaliação formativa e continuada adotado. O aluno percorre uma trilha de aprendizagem composta por seis etapas: sala de aula, projeto personalizado, simulação, testes na bancada, construção do protótipo e apresentação dos resultados. Como entregáveis e resultados mensuráveis temos um relatório escrito, a elaboração de um vídeo e a apresentação ao vivo. A trilha trabalha nos diversos níveis da taxonomia de Bloom, conferindo suporte ao aluno para desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e comportamentais (hardskills e sofskills). As inovações e desafios apresentados aos alunos durante sua jornada na trilha de aprendizagem permitem um maior engajamento e, simultaneamente, atendem o perfil e competências esperadas do egresso e estabelecidas pelas DCN das Engenharias.

Biografía del autor/a

  • Felipe José Coelho Pedroso, Universidade Vila Velha - ES

    Mestre em engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (PPGEE/UFES – 2012), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2009). Atua como Coordenador Geral da Área de Tecnologia da Universidade Vila Velha - UVV (2020-atual). Já trabalhou como coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica (2015-2019), Engenharia de Computação (2019), Engenharia Mecânica (2019) e Engenharia de Produção (2019) na UVV.

  • Susilea Abreu dos Santos Lima, Universidade Vila Velha - ES
    Mestre em Informática pela UFES (2003), com experiência na área de Ciência da Computação e ênfase em Engenharia de Software. Atua em comandos de equipe, testes de sistemas, gestão de projetos e análise de sistemas. Atua como coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Vila Velha - UVV. Doutoranda em Administração (FGV-EBAPE).
  • Emanuella Aparecida Fontan, Universidade Vila Velha - ES
    Mestre em Engenharia de Produção (UENF-2008), graduada em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo - ES (2004) e doutoranda em Administração (FGV-EBAPE). Atua como Coordenadora Geral de Pós-Graduação Lato Sensu e docente da Universidade de Vila Velha (UVV)

Publicado

2023-08-09