SISTEMA MODULAR HORIZONTAL PARA O ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Autores/as

  • Pedro Vitor Sousa Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Leandra Gabriela da Silva Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Mayara Pereira Cunha Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

instalações elétricas, bancada didática, ensino

Resumen

O aprendizado sobre o projeto de instalações elétricas residenciais de baixa tensão passa pela capacidade do aluno em superar a limitação da representação e pensar como ele acontece na prática. Nesse sentido as bancadas didáticas auxiliam a entender como se dão as ligações elétricas, entretanto os modelos existentes não são convidativos ao uso, seja pela sua complexidade ou pela dificuldade de manipular as ferramentas. Este artigo tem como objetivo propor um projeto de bancada didática modular horizontal para o ensino de instalações elétricas residenciais de baixa tensão. A metodologia baseou-se em desenvolver a bancada com baixo custo aquisitivo e que permita ao aluno montar diferentes configurações de ensaios. Incorpora ainda elementos práticos, como eletrodutos, fiação e cargas, permitindo seu manejo de forma fácil. Alguns módulos foram executados e testados, mostrando o potencial do projeto. Espera-se que a bancada contribua para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de graduação em arquitetura e engenharias

Biografía del autor/a

  • Pedro Vitor Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe
    Doutor em Arquitetura e Urbanismo e Mestre na mesma área pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Graduado em Engenharia Civil também pela UFAL. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Laranjeiras.
  • Leandra Gabriela da Silva Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

    Aluna de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. Compõe a equipe de bolsistas do projeto de apoio pedagógico intitulado “Descomplicando o projeto de instalações elétricas em arquitetura”

  • Mayara Pereira Cunha, Universidade Federal de Sergipe

    Aluna de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. Compõe a equipe de bolsistas do projeto de apoio pedagógico intitulado “Descomplicando o projeto de instalações elétricas em arquitetura”

Publicado

2023-08-09