PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM PRÉ-CÁLCULO: INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE
Palabras clave:
Pensamento Computacional, Aprendizagem Ativa, Pré-CalculoResumen
No Curso Superior em Engenharia Civil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Aquidauana constatou-se uma elevada taxa de retenção, principalmente nas unidades curriculares relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral. Considerando-se a necessidade de incluir um componente curricular voltado ao Pré-Cálculo, o Pensamento Computacional emergiu como hipótese de estratégia de aprendizagem tendo em vista oferecer aos estudantes ingressantes no curso uma ferramenta heurística para resolução de problemas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenhar, implementar e avaliar um componente curricular voltado ao Pré-Cálculo, fundamentando-se a práxis pedagógica no Pensamento Computacional. Os resultados da pesquisa apontaram evidências de autoeficácia e satisfação por parte dos participantes em relação à aprendizagem de Pré-Cálculo, assim como a importância da relação dialógica entre estudantes e educadores.Descargas
Publicado
2023-11-19
Número
Sección
Artigos