OS IMPACTOS DO ENSINO A REMOTO DE EMERGÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO DA UFPI

Autores/as

  • Gabriel Neves dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção
  • Thaís Andrade de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção
  • Francisco de Tarso Ribeiro Caselli Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção
  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção

Palabras clave:

, Ensino Remoto Emergencial. Educação em Engenharia de Produção. Instituição Federal de Ensino Superior.

Resumen

Com a mudança abrupta do ensino presencial para o remoto, surgiu a necessidade de aplicação da presente pesquisa, com o objetivo de investigar a percepção dos discentes sobre os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação de Engenheiros de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nesse aspecto, foram utilizados questionários online com uma amostra de 111 discentes, os resultados coletados foram comparados com outras pesquisas e com a literatura especializada. Dessa forma, obteve-se resultados que demonstraram que o ERE impactou negativamente a formação de engenheiros de produção da UFPI, de acordo com a percepção de discentes. Ademais, os resultados apontam a dificuldade de assimilar teoria e prática nas disciplinas devido à ausência de atividades em laboratório e visitas técnicas. No entanto, alguns aspectos positivos puderam ser averiguados, como a possibilidade de manter 30% da carga horária do curso em modelo semipresencial. Diante do exposto, o ERE obteve resultados negativos no âmbito da percepção dos discentes diretamente relacionados à escassez de planejamento e informação, e positivos em relação às diversas possibilidades oferecidas pelo formato.

Biografía del autor/a

  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Centro de Tecnologia (CT) Curso de Engenharia de Produção

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), Avaliadora de curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP.

Publicado

2023-11-19