EXPLORANDO A APRENDIZAGEM COOPERATIVA ATRAVÉS DO PROGRAMA FOCCO: DESEMPENHO DOS ALUNOS EM ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores/as

  • Jéssica Pires de Campos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Natalia Martins Bezerra Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Marinez Cargnin-Stieler Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Marcus Vinicius Araújo Damasceno Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palabras clave:

Engenharia civil, Álgebra Linear, Metodologias de aprendizagem ativa

Resumen

A Aprendizagem Cooperativa (AC) é uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem como um dos seus objetivos promover interação face-face entre os alunos e com isso aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema bem como contribuir com o desenvolvimento de habilidades sociais de interação em grupo, que são importantes para a sua vida acadêmica, profissional e social. O Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO) chega à Universidade com o objetivo de fomentar a metodologia de AC visando impactar a aprendizagem dos alunos. Nesse processo os alunos têm participação ativa na sua aprendizagem e consiste na formação de grupos de estudo, denominado Células. A Célula abordada neste trabalho foi criada para aumentar os índices de aprovação na disciplina de Álgebra Linear ofertada no semestre 2022/2 do curso de Engenharia Civil no Campus da UNEMAT de Tangará da Serra.  A intenção do grupo foi potencializar a aprendizagem dos alunos e para isso passaram a se reunir e trocar experiências de como criavam sua própria forma de aprender. Este estudo tem como objetivo comparar os desenvolvimentos dos alunos que optaram por não participar nas Células com aqueles que participaram. Foi utilizado informações sobre o rendimento dos acadêmicos durante o semestre letivo 2022/02 na disciplina de Álgebra Linear. Com a análise de dados foi possível evidenciar a eficácia da metodologia tendo em vista que todos os alunos frequentes nas Células obtiveram a aprovação sem a necessidade da prova exame final. Portanto foi possível afirmar que a AC impactou positivamente na aprendizagem dos acadêmicos matriculados na referida disciplina analisada.

Biografía del autor/a

  • Jéssica Pires de Campos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Aluna do curso de Engenharia Civil no Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Bolsista do Programa de Formação e Células Cooperativas (FOCCO), trabalhando na disciplina de Álgebra Linear.
  • Natalia Martins Bezerra, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Formada em Engenharia Civil na UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso. Atuando principalmente nos seguintes temas: construção sustentável, eficiência energética e concreto permeável. Por um período,
  • Marinez Cargnin-Stieler, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e mestrado em Ensino da Matemática pela Universidade Franciscana (2007). Foi professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atualmente é professora sênior. Foi coordenadora do Curso de Engenharia Civil do Campus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stieler/Tangará da Serra (2014/2017), Coordenadora local (Campus em Tangará da Serra) do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO, 2015/2017). Integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática, Estatística, Educação e Aplicações (GMEEA/UNEMAT). Tem interesse em: educação em engenharia, educação matemática, formação de professores, aprendizagem cooperativa, modelagem matemática, Ensino de ciências básicas e matemática. Coordenadora do Projeto de Redes Terra como Princípio Educativo. https://orcid.org/0000-0003-4275-3134

  • Marcus Vinicius Araújo Damasceno, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Graduado em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado (2009) e doutorado (2015) em Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), exerceu a função de Coordenador do Curso de Engenharia Civil. Atualmente exerce a função de Coordenador local do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, desenvolve estudos em ensino de Física e Aprendizagem Cooperativa.

Publicado

2023-11-19