DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA NORMA ABNT NBR ISO 9001 NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Autores/as

  • Antonio Karlos Araújo Valença Universidade Federal da Paraíba
  • João Agra Neto Agra Neto
  • Nathália Alves de Oliveira
  • Marcos Ferreira de Albuquerque Amado Peixoto

Palabras clave:

Ensino, Gestão da Qualidade, Engenharia de Produção, Princípios da Qualidade.

Resumen

Devido aos avanços tecnológicos e o amplo acesso à diversas informações, é preciso que as Instituições de Ensino e os docentes busquem motivar os discentes ao aprendizado através da adoção de metodologias inovadoras. Deste modo, este estudo foi conduzido na disciplina de Sistema de Gestão da Qualidade do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo com objetivo de despertar e motivar os discentes à compreensão dos princípios da qualidade e da norma ISO 9001. Como metodologia, foi desenvolvida uma planilha eletrônica que serviu como guia para a realização de auditoria interna para verificação e atendimento à norma. Como resultado, cinco grupos de alunos aplicaram a planilha, avaliaram se as empresas consultadas atendiam aos requisitos e princípios da norma, e ainda proporam ações de melhorias para os problemas encontrados. Conclui-se que esta ferramenta de ensino foi fundamental para que o entendimento da disciplina fosse relevante no aprendizado dos discentes, além disso, os proporcionaram uma visão teórica e prática na atuação do engenheiro de produção na gestão da qualidade.

Biografía del autor/a

  • Antonio Karlos Araújo Valença, Universidade Federal da Paraíba
    Graduação em Engenharia de Produção (FANESE). Doutorando e Mestre em Engenharia Mecânica (PPGEM/UFPB). Ex-Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN).

Archivos adicionales

Publicado

2023-11-20