INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA APRIMORAMENTO DA ESCRITA EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Renata dos Santos Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira
  • Maria Elizabete Villela Santiago Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira

Palabras clave:

Estratégia pedagógica reflexiva, Acadêmicos em engenharia, Elaboração de artigos.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma experiência pedagógica, iniciada em 2011 com graduandos em engenharia de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais. O trabalho desenvolvido na disciplina Comunicação e Expressão (línguas inglesa e portuguesa) envolve a elaboração de artigos para aprimoramento da escrita acadêmica. O aporte teórico que norteia toda a experiência tem embasamento nos preceitos acerca de professor reflexivo (CORTESÃO, 2002; FREIRE, 1997), planejamento (HAIDT, 2003; LIBÂNEO, 1994, 2005) e avaliação processual (LUCKESI, 2005, 2006). A referida prática envolveu 403 acadêmicos, que elaboraram 97 artigos sobre os seguintes temas: comunicação na engenharia (2011/1), comunicação empresarial (2012/1) e a importância da língua inglesa na engenharia (2012/2). Para isso, foram realizadas cinco etapas: orientação aos acadêmicos sobre a importância dos artigos; entrega de roteiro para estruturação do artigo; explicação sobre citações e referências como recusa ao plágio; atendimento às equipes para orientações pontuais; e análise dos textos em produção. Percebeu-se que os acadêmicos têm colocado em prática a teoria explicitada durante as aulas, desenvolvendo, assim, a habilidade de comunicarem-se escrita, oral e graficamente. Destaca-se, ainda, que a avaliação processual tem permitido o aprimoramento da prática pedagógica e da postura acadêmica.

Biografía del autor/a

  • Renata dos Santos, Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira

    Graduada em Letras (1994) e em Pedagogia - Orientação e Supervisão (2000) pelo Instituto de Ensino Superior da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (IES/ Funcec). Pós-graduada em Língua Portuguesa (1995) e em Administração e Supervisão Escolar (1997) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga; Informática Aplicada à Educação pelo Prepes/ PUCMinas (1999); Gestão Organizacional pelo IES/ Funcec (2005). Mestra em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2008). Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa (PUCMinas). Professora Assistente de Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica da Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira. Membro titular, representando a Universidade Federal de Itajubá - campi Itabira e Itajubá, no Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Minas Gerais (ForProf). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica, Português Instrumental, Tecnologia Educacional, Escrita de Gêneros Acadêmico-científicos e Didática.

  • Maria Elizabete Villela Santiago, Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira

    Graduada em Letras Português/Inglês - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Itajubá (1991), especialista em Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Itajubá (2005) e mestra em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professora assistente da Universidade Federal de Itajubá, campus Itabira, lecionando Língua Inglesa e Metodologia da Pesquisa Científica. Possui experiência na área de Ensino de Língua Inglesa, com ênfase em Estratégias de Aprendizagem, Inglês Instrumental e Exames de Proficiência. Membro suplente, representando a Universidade Federal de Itajubá - campi Itabira e Itajubá, no Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Minas Gerais (ForProf). Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: letramento digital, multimodalidade e multiletramento, inclusão social, ensino de língua estrangeira.

Publicado

2014-12-22