APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA À DISCIPLINA DE GERAÇÃO EÓLICA: UM ESTUDO DE CASO
Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Geração Eólica, Ensino em EngenhariaResumen
O ambiente educacional contemporâneo, em geral, adota metodologias tradicionais, com ênfase na transmissão de conhecimento pelo docente. Contudo, essas abordagens frequentemente empregam métodos de avaliação insatisfatórios, podendo prejudicar a formação de um bom profissional. Diante desse cenário, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) tem a proposta de que o aluno assuma papel central na aprendizagem, enquanto o professor atua como facilitador. Em virtude dessa metodologia ativa, este artigo sugere a implementação da ABP na disciplina de Geração Eólica, ofertada no curso de Engenharia de Energia do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Assim, esta pesquisa apresenta caráter quantitativo e qualitativo. Quanto aos procedimentos é um Estudo de Caso, de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados realizada permitiu identificar dificuldades sentidas pelos alunos do curso analisado, diante do aprendizado das disciplinas técnicas. A estruturação da proposta do projeto associado à disciplina contemplou a criação de recursos didáticos a fim de corroborar com o seu desenvolvimento, a saber: um Guia de Projetos e uma planilha de cálculos utilizando o Software Microsoft Excel© para análise de dados. A proposta visa fortalecer a formação dos estudantes, integrando teoria e prática, e culminando na apresentação das soluções desenvolvidas ao final da disciplina.