APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA À DISCIPLINA DE GERAÇÃO EÓLICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Alexandro Vladno Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Kênia Chagas Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
  • Fabrícia Abrantes Figueiredo Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Geração Eólica, Ensino em Engenharia

Resumen

O ambiente educacional contemporâneo, em geral, adota metodologias tradicionais, com ênfase na transmissão de conhecimento pelo docente. Contudo, essas abordagens frequentemente empregam métodos de avaliação insatisfatórios, podendo prejudicar a formação de um bom profissional. Diante desse cenário, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) tem a proposta de que o aluno assuma papel central na aprendizagem, enquanto o professor atua como facilitador. Em virtude dessa metodologia ativa, este artigo sugere a implementação da ABP na disciplina de Geração Eólica, ofertada no curso de Engenharia de Energia do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Assim, esta pesquisa apresenta caráter quantitativo e qualitativo. Quanto aos procedimentos é um Estudo de Caso, de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados realizada permitiu identificar dificuldades sentidas pelos alunos do curso analisado, diante do aprendizado das disciplinas técnicas. A estruturação da proposta do projeto associado à disciplina contemplou a criação de recursos didáticos a fim de corroborar com o seu desenvolvimento, a saber: um Guia de Projetos e uma planilha de cálculos utilizando o Software Microsoft Excel© para análise de dados. A proposta visa fortalecer a formação dos estudantes, integrando teoria e prática, e culminando na apresentação das soluções desenvolvidas ao final da disciplina.


Biografía del autor/a

  • Alexandro Vladno Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
    Professor da área de energias renováveis do curso de Engenharia de Energia da Diretoria da Indústria (DIACIN) do Campus Natal Central (CNAT) do IFRN.
  • Kênia Chagas Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
    Aluna do curso de Engenharia de Energia do IFRN.
  • Fabrícia Abrantes Figueiredo Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
    Professora na área de Adminsitração de Empresas e Diretora Acadêmica do Campus Natal Zona Norte do IFRN.

Publicado

2024-05-05