INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO: APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Palabras clave:
Engenharia de Produção, Metodologia Ativa, Processo de Desenvolvimento de ProdutosResumen
Os cursos de engenharia têm apresentado um número considerável de evasão, ao mesmo tempo a utilização de metodologias ativas tem se propagado e pode ser um dos meios de reter a desistência dos alunos pelo curso de engenharia. Outra forma a ser considerada é a inserção da extensão ao longo do curso como forma de proporcionar ao aluno a experiência prática, incentivando o mesmo a mesmo antes de se formar, poder aplicar os conhecimentos adquiridos. Em busca de tornar o ensino mais dinâmico e proporcionar a junção entre ensino-pesquisa-extensão, esse artigo relata um projeto que ocorreu dentro da disciplina de Processo de Desenvolvimento de Produtos do curso de Engenharia de Produção em uma universidade pública brasileira localizada no centro oeste do país e envolveu uma comunidade extrativista. Através disso, os alunos puderam colocar em prática o conhecimento teórico aprendido durante a disciplina, além de desenvolver a habilidade de trabalho em grupo, de se comunicar de forma clara, passando seus conhecimentos para a comunidade externa que não tinha o conhecimento teórico que eles tinham, além de ampliar a percepção do foco de atuação de um engenheiro de produção. Por parte da comunidade, foi importante essa participação, pois juntamente com o projeto de pesquisa e com as contribuições vindas dos alunos da disciplina, está em fase de desenvolvimento equipamentos que irão trazer maior produtividade e segurança para eles. Por fim, apresenta-se uma proposição de integração entre ensino-pesquisa-extensão que pode servir de apoio para aplicação em outras disciplinas.