ATIVIDADES DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM DIVERSIFICAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA ESTUDANTES DE CURSOS DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Nancy Tiemi Isewaki UNIPAM-Patos de Minas
  • João Bosco Laudares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Saulo Furletti Instituto Federal de Minas gerais

Palabras clave:

Ensino de Cálculo, Conceitos de Matemática Básica, Representações Semióticas.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, o objetivo foi a criação de atividades com diversidade de representações, para formalizar conceitos matemáticos básicos para o cálculo I. Buscou-se sustentação na Teoria de Representações Semióticas em seus fundamentos de tratamento e conversão. A metodologia se deu em duas etapas, a primeira, entrevista semiestruturada com 9(nove) professores, para identificar e caracterizar as práticas didáticas e a partir disso, a segunda etapa, que foi a criação de atividades explorando conceitos de matemática básica com várias representações. As atividades foram aplicadas em 58(cinquenta e oito) ingressantes de cursos de engenharia. Os alunos conseguiram realizar transformações dentro de um mesmo sistema de representação e, também, entres os sistemas, fazendo assim tratamento e conversão. As atividades foram suporte para a compreensão dos conceitos abordados.

Publicado

2024-06-03