IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DO PERFIL DOS EGRESSOS DO GRUPO PET DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores/as

  • Muris Lage Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Letícia Zavarize Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Marcelo Machado Wintruff Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Matheus Gabriel Pelegrini Meireles Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

programa de educação tutorial, perfil do egresso, engenharia de produção, competências

Resumen

O Programa de Educação Tutorial é desenvolvido em grupos de alunos e professor tutor para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão em universidades brasileiras e é uma das alternativas para o desenvolvimento de competências para os alunos do ensino superior. Considerando a importância da participação dos alunos em programas como o PET, o presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil dos egressos do grupo PET do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. De um lado, a presente pesquisa contribui para o grupo e para a universidade e, por outro, para o programa e para outros grupos que apresentem semelhanças. A partir dos dados e análises, constatou-se, dentre outras coisas, que muitos egressos estão atuando fora do país; houve rotatividade empregatícia ao longo dos anos após a formação; o setor em que mais egressos atuam é de atividades de serviços financeiros e o que mais atuaram ao longo dos anos é o de atividades de consultoria em gestão empresarial; que a principal área de atuação segundo a ABEPRO é Engenharia Econômica; que as palavras ligadas às competências mais citadas se referem à Gestão, Microsoft, Planejamento, Projetos, Melhoria, Cadeia, Estratégia, Análise, Empresarial e Suprimentos; e há egressos atuando como docentes, cumprindo um dos objetivos do programa.

Publicado

2024-06-03