INSERÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL EM UMA UNIDADE DE ENSINO DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO
Palabras clave:
Ensino na Engenharia, performance, equipamento de refrigeração.Resumen
Os cursos de graduação na atualidade, tem despertado várias maneiras de conseguir atender a variedades de novos alunos com perfis muito diferentes das antigas gerações quando se fala de ensino e aprendizagem de acadêmicos no ensino superior. O ensino de matemática e física dentro dos cursos de engenharia, ainda são fundamentais e norteiam as diversas competências, habilidades e atitudes que os profissionais da área são exigidos. Uma das principais dificuldades nas universidades é com os alunos ingressantes nos cursos de graduação, pois além de virem com lacunas do ensino básico, se confrontam com métodos tradicionais de exposição de aulas e conteúdos. Isso faz com que o número de evasão dos alunos nos cursos de engenharia nos primeiros 2 semestres se tornem muito altos. Dentro da Engenharia Mecânica uma das habilitações dessa profissão é trabalhar com o conforto térmico em ambientes de refrigeração industrial e domésticos, como na conservação de produtos e alimentos em nossa vida cotidiana, além da climatização de ambientes para conforto e lazer. Conhecer o coeficiente de performance (COP) de cada equipamento é fundamental para ter o melhor custo benefício em relação ao gasto de energia com a produção de frio. O objetivo deste trabalho se desenvolveu a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), inserindo de maneira didática a modelagem matemática computacional de um sistema básico de refrigeração para verificar o comportamento de sua performance em função da variação de pressão, ou seja, aumento da carga de fluido refrigerante. Pode-se verificar que a performance do equipamento aumenta até uma determinada pressão de equilíbrio, e a partir disso, se aumentar a carga de fluido refrigerante o equipamento começa a perder eficiência devido ao grande trabalho realizado pelo compressor.Descargas
Publicado
2024-07-17
Número
Sección
Artigos