ATUALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS DA UFRN CONFORME AS NOVAS DCNs

Autores/as

  • Bismarck Luiz Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Paula Cysne Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Biatriz Guedes do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • PAMELLA CECILIA DE MEDEIROS Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Sousa Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Engenharia de Materiais, Projeto Pedagógico de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículo baseado por competências

Resumen

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Curso de Graduação em Engenharia, implementadas pela Resolução CNE/CES Nº 2 de 24/04/2019, estimulam as instituições de ensino e suas respectivas escolas de engenharia a organizarem os currículos baseados por competências gerais e específicas (técnicas e comportamentais), com forte ênfase em novas formas de aprendizado, métodos ativos de ensino, novos formatos de avaliação, acolhimento e capacitação docente. O propósito é formar engenheiros para atuação no cenário da Indústria 4.0. Neste sentido, o presente trabalho visa apresentar a construção do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Engenharia de Materiais da UFRN, o qual contou com a colaboração de diferentes agentes como: i. membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado; ii. egressos e estudantes ativos; iii. Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e Indústrias do RN; iv. Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (CREA-RN); e v. Centro de Tecnologia (CT) da UFRN. Considerando que o curso de Engenharia de Materiais é de segundo ciclo e que recebe alunos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT) da UFRN, vale ressaltar que a atualização apresentada se refere apenas à estrutura curricular de Materiais. Baseando-se nos documentos orientativos produzidos pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Confederação Nacional da Indústria - Mobilização Empresarial pela Inovação (CNI-MEI), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior (CNE/CES), UFRN, e livros com abordagem na Educação em Engenharia, o novo PPC foi elaborado a partir de cinco frentes de ação: i. Inter e transdisciplinaridade - baseado por competências, disciplinas e projetos integradores, estágios e projetos finais de curso, e atividades extensionistas associadas com as demandas da indústria e sociedade; ii. Flexibilidade – redução e ajustes de pré-requisitos e usos de ferramentas online; iii. Temáticas atualizadas - indústria 4.0, simulação computacional e empreendedorismo; e iv. Práticas Pedagógicas Ativas - uso de metodologias ativas, implantação de laboratório de projetos e inovação, variedade de métodos de avaliação e capacitação docente. A inserção curricular de extensão foi realizada considerando o percentual mínimo de 10% da carga horária total do curso, perfazendo 371 horas.

Biografía del autor/a

  • Bismarck Luiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciência e Engenharia de Materiais com ênfase em metalurgia pela  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat) da UFRN. No ENSINO, atua na área da Educação em Engenharia com foco em metodologias ativas e abordagem STEAM, e Educação Inclusiva voltada para Tecnologias assistivas e interface Engenharia-Acessibilidade. Na PESQUISA, Atua nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, principalmente em transformação de fases e caracterização de materiais metálicos. Tem experiência em solidificação e em comportamento mecânico de metais e ligas, especialmente para ligas à base de Al, Zn e Sn (solder alloys e Thermal Interface Materials), além de estudos voltados para o molhamento de interfaces metal/metal.
  • Ana Paula Cysne Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universität Dortmund (2006) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Ruhr-Universität-Bochum (Nov.2011), na Alemanha. Trabalhou em centros de pesquisa no Brasil e Alemanha. Tem experiência em moldagem por injeção de pós metálicos com dois componentes (2-C-MIM), desenvolvimento de ligantes poliméricos, compósitos poliméricos, implantes biomédicos com gradiente de porosidade, nanocompósitos, envelhecimento acelerado de compósitos poliméricos, processamento e caracterização de pás para aerogeradores. Atualmente é professora adjunta C do departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Ana Biatriz Guedes do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduada em Ciências e Tecnologia e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com experiência como pesquisadora no Programa de Recursos Humanos em Engenharia de Materiais (PRH - 32.1) da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, realizei estágio supervisionado no Centro de Pesquisa da ArcelorMittal Tubarão. Atualmente, estou cursando mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFRN, com foco em materiais metálicos. Sou uma profissional dinâmica, adaptável, organizada, e comunicativa, com habilidades eficazes de trabalho em equipe. Tenho interesse contínuo na área de Engenharia de Materiais, especialmente em sua aplicação na indústria de petróleo. No entanto, estou aberta a novos desafios e oportunidades de mudança de áreas.
  • PAMELLA CECILIA DE MEDEIROS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Bacharela em Ciências e Tecnologia com ênfase em Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduanda do curso de Engenharia de Materiais da UFRN e atual presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (CAEMat) da mesma instituição. Pesquisadora do Laboratório de Síntese de Polímero (LSPol) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat) da UFRN, fazendo parte de projetos de pesquisa pelo Programa de Recursos Humanos (PRH-32) da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
  • Amanda Sousa Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é servidora federal pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, designada como Secretária Administrativa da Coordenação de Graduação em Engenharia de Materiais.

Publicado

2024-07-17