INCLUIR PARA EVOLUIR: CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA – SENAI VILA MARIANA NA QUEBRADA

Autores/as

  • Ricardo Alexandre Carmona Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana
  • Thais Barbosa Barbosa Reis Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana
  • Fernando Simplicio de Sousa Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana
  • Marcones Cleber Brito da Silva Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana
  • Claudio Luis Magalhães Fernandes Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana
  • Inês Celeste Lourenço Giopato Instituição Beneficente Nosso Lar
  • Rachel Peixoto e Silva Instituição Beneficente Nosso Lar

Palabras clave:

extensão, educação, inclusão, parceria

Resumen

O presente artigo apresenta um projeto de extensão realizado por alunos do curso superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, da Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana, em parceria com a Instituição Beneficente Nosso Lar. O projeto, intitulado “Incluir para Evoluir”, teve como objetivo estabelecer uma relação efetiva entre a comunidade acadêmica e jovens com deficiência intelectual, por meio do desenvolvimento de nove projetos baseados em conhecimentos acadêmicos e científicos, possibilitando a transformação individual e coletiva desses protagonistas, com foco na inclusão social. Cada projeto foi desenvolvido por equipes de alunos, de forma personalizada para atender às necessidades específicas de cada jovem, sendo necessário o conhecimento prévio das suas deficiências e limitações. Essa compreensão foi construída por meio de mentorias conduzidas com a participação de duas profissionais das áreas de Educação Especial e Saúde. A parceria entre a Faculdade e a Instituição foi exitosa graças à confiança mútua, aos objetivos bem definidos e a uma comunicação efetiva. Espera-se dar continuidade ao trabalho com novos projetos, destacando a importância da educação e da inclusão na busca por uma sociedade mais igualitária e inclusiva. 

Biografía del autor/a

  • Ricardo Alexandre Carmona, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana
    Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense, Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente atua como Coordenador de Atividades Técnicas - Cursos Superiores, na gestão estratégica dos Cursos Superiores de Graduação Tecnológica e de Pós-graduação da Faculdade SENAI São Paulo - Campus Anchieta - Vila Mariana, bem como Professor Conteudista e Tutor de Cursos de Pós-graduação nas áreas de Engenharia e de Educação, no Instituto Phorte de Educação. Realiza orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas citadas. É membro da Comissão SAE BRASIL de Educação de Engenharia. Atua também como Consultor Educacional, Parecerista Técnico, Revisor e Elaborador de Material Didático Impresso - MDI, bem como Elaborador de Itens para empresas de avaliação, nas áreas de Matemática, Informática, Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Mecatrônica. Atuando mais de dezessete anos no mercado de educação profissional, como gestor de processos, bem como professor. Considerando as soft skills desenvolvidas durante a carreira, cito como diferenciais: empatia; colaboração; resiliência; trabalho em rede; não se limitar ao que está impresso no meu crachá; ter posicionamento, independentemente de cargo; visões sistêmica e holística; liderança com propósito; escutar mais, falar menos com fundamentação; visão estratégica; inteligência emocional; sentimento de pertence, dentre outras.

Publicado

2025-05-15