UMA NOVA CONCEPÇÃO PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS DE AÇO NA FEN/UERJ

Autores/as

  • José Guilherme Santos da Silva
  • Luciano Rodrigues Ornelas de Lima
  • Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco
  • Sebastião Arthur Lopes de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v24i1.209

Resumen

É de notório conhecimento que um considerável número de estudantes possui grande dificuldade em visualizar e compreender os fenômenos relacionados com a análise estrutural e, em particular, o comportamento de estruturas de aço e mistas. Esta foi a principal motivação para o desenvolvimento, nos Laboratórios de Computação da Engenharia Civil e do Ciclo Básico da Faculdade de Engenharia (FEN/UERJ), de programas gráficos com o objetivo de reduzir tais dificuldades. A partir do uso de ferramentas gráficas educacionais, com base em exemplos didáticos, é possível auxiliar os estudantes a entender o comportamento de estruturas e as verificações necessárias para o desenvolvimento de projetos. Estes programas,desenvolvidos dentro da plataforma Windows, possuem uma interface gráfica bastante amigável e permitem aos usuários acompanhar, passo a passo, os procedimentos relacionados com a mecânica técnica, dimensionamento e avaliação da resistência estrutural, análise dinâmica de estruturas, entre outros.

Publicado

2008-07-27

Número

Sección

Artigos