METODOLOGIA PARA RECOMENDAÇÃO DE MODELOS DE MÓDULOS DE APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADOS POR ONTOLOGIAS DO DOMÍNIO

Autores/as

  • Gerson Pesente Focking Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Maria de Fátima Vieira
  • José Sérgio da Rocha Neto

Palabras clave:

e-learning, ontologia de domínio, modelo de aprendizagem, treinamento de operadores, sistemas elétricos.

Resumen

Este artigo apresenta uma metodologia para a construção de módulos de aprendizagem e sua aplicação na elaboração de treinamentos teórico e prático de operadores de sistemas elétricos, em ambientes de e-learning. Essa metodologia, i-blended, foi formalizada com base em ontologias do domínio de treinamento, as quais contêm as informações necessárias à escolha de estratégias, recursos instrucionais e ferramentas computacionais adequados à elaboração de cenários de treinamento, gerando recomendações para a montagem de módulos de aprendizagem. O artigo também apresenta um estudo de caso no qual a metodologia foi aplicada.

Biografía del autor/a

  • Gerson Pesente Focking, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
    Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFTO, Campus Palmas - TO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: UML, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Modelos pedagógicos e ferramentas para educação à distância, Ferramentas de Desenvolvimento, Interfaces Homem-Máquina e Usabilidade. Participa desde 2010, do Programa de Pós-graduação em nível de doutorado da Universidade Federal de Campina Grande, no departamento de Engenharia Elétrica, realizando estudos na área de Engenharia da Computação.

Publicado

2016-07-18