ELABORAÇÃO DE BANCADAS DIDÁTICAS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL BASEADAS EM CLPs E FREIOS DE FOUCAULT
Palabras clave:
Educação em Engenharia Elétrica, laboratório de controle e automação, freio de Foucault, controlador PID.Resumen
Com o atual crescimento da procura por vagas nas diversas áreas da engenharia, principalmente elétrica, automação e mecatrônica, que, entre os anos de 2000-2014, segundo o INEP, tiveram crescimento de 472%, faz-se necessária a aplicação prática dos conceitos explorados durante a graduação nessas áreas e, para tanto, devem ser utilizados equipamentos que sejam versáteis e que não fiquem distantes demais dos que os estudantes encontrarão em sua vida profissional. O presente artigo explana sobre a elaboração de bancadas específicas de automação para uso em disciplinas que utilizam técnicas de controle analógico e digital, como os controladores PID ou, também, inversores de frequência, controladores lógicos programáveis, interfaces homem/máquina e as mais diversas simulações correlatas. Como experiência unificadora de conceitos, foi escolhido o controle de velocidade que demandou a elaboração de um freio de Foucault, o que dá subsídios para aulas de física e de eletromagnetismo, com diversos efeitos visualizados no seu funcionamento. Os resultados dessa prática são apresentados e discutidos, mostrando que a utilização das bancadas aqui descritas é flexível e multidisciplinar, servindo mesmo como ferramenta para elaboração de trabalhos de conclusão de curso.