ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE AMBIENTES NÃO FORMAIS EM UM CURSO DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Catia Rosana Lange de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cintia Marangoni Marangoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Alexandre Borges Valle Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rita de Cássia Siqueira Curto Valle Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação, aprendizagem, visita técnica, ambiente não formal de ensino.

Resumen

O processo de ensino-aprendizagem deve se tornar mais dinâmico com o passar do tempo, tendo em vista a diversificação dos métodos existentes e as exigências dos alunos em termos de condução de aulas, cada vez mais ilustrativas e visuais. Neste artigo, procurou-se avaliar o uso de visitas técnicas durante os primeiros semestres do curso de Engenharia Têxtil, um curso pouco conhecido e novo na UFSC e na cidade de Blumenau. Essa estratégia foi testada na condição de uso de espaços não formais de ensino, objetivando a avaliação da “visita técnica” como ferramenta complementar do ensino em sala de aula e como auxiliar na demonstração da atuação do engenheiro têxtil no mercado de trabalho, num setor responsável pela segunda maior empregabilidade no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Catia Rosana Lange de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

    Engenheira Química, 1995, FURB; Especialista em Processos Têxteis, 2001; UFSC, Especialista em Administração de Produção, 2008, ICPG; Mestre em Engenharia Química, 2004, UFSC; Doutora em Engenharia Química, 2014, UFSC. Professora no curso de Engenharia Têxtil na UFSC desde março de 2014, já atuou em indústrias têxteis durante 15 anos e em instituições de ensino superior, UNIASSELVI, em cursos de engenharia, durante 11 anos.

  • Cintia Marangoni Marangoni, Universidade Federal de Santa Catarina

    Engenheira Química, 1997, FURB; Mestre em Engenharia Química, 200, UFSC, Doutora em Engenharia Química, 2005, UFSC, Pós-doutorado, 2007, UFSC. Professora no curso de Engenharia Têxtil na UFSC desde março de 2014, Professora colaboradora da Pós graduação em Engenharia Química na UFSC e atuou como professora em cursos de engenharia na Univille durante 4 anos.

  • José Alexandre Borges Valle, Universidade Federal de Santa Catarina

    Engenheiro Químico, 1992, FURB; Mestre em Engenharia Química, 1995, UFSC, Doutor em Engenharia Mecânica, 2000, UFSC; Pós-doutor em Engenharia Química, 2010, Universidade do Porto. Professor no curso de Engenharia Têxtil na UFSC desde março de 2014, atuou como professor na FURB de ensino superior em cursos de engenharia durante 14 anos.

  • Rita de Cássia Siqueira Curto Valle, Universidade Federal de Santa Catarina

    Engenheira de Alimentos, 1995, UFSC; Mestre em Engenharia Química, 1998, UFSC; Doutora em Engenharia Química, 2003, UFSC, Pós-doutora, 2011, na Universidade de Granada. Professora no curso de Engenharia Têxtil na UFSC desde março de 2014, e atuou como professora em cursos de engenharia na FURB durante 8 anos.

Publicado

2016-07-18