ENSINO A DISTÂNCIA PARA CURSOS PRESENCIAIS DE ENGENHARIA: O CASO DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • André Luis da Mota Vilela Universidade de Pernambuco
  • Gilvânia Lúcia da Silva vilela Universidade de Pernambuco
  • Emerson Alexandre de Oliveira Lima Universidade de Pernambuco

Palabras clave:

Ensino de engenharia, ensino a distância, tecnologias para educação.

Resumen

Neste trabalho, apresentamos uma breve discussão sobre os principais resultados da implantação de uma disciplina, na modalidade a distância, para cursos presenciais de engenharia da Universidade de Pernambuco – UPE. A iniciativa, inédita na instituição, foi implantada através do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e elaboração de mídias digitais para mediar o processo de ensino-aprendizagem. Essa iniciativa se mostrou benéfica ao diminuir os problemas de lotação de turmas e a falta de espaço físico da Escola Politécnica de Pernambuco. Ao longo deste artigo, são detalhados os métodos utilizados dentro do ambiente de ensino, com um resumo das qualificações das principais ferramentas virtuais utilizadas, segundo a opinião dos estudantes da disciplina. Detalhamos, também, as estratégias e o escopo geral do curso, de forma que sirva de orientação para professores e instituições que planejem oferecer essa modalidade de ensino em seus cursos presenciais.

Biografía del autor/a

  • André Luis da Mota Vilela, Universidade de Pernambuco

    ndré Luis da Mota Vilela – bacharel em Física, mestre e doutor em Física Teórica e Computacional (UFPE). É professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), professor pesquisador I da CAPES da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (EADTEC-UFRPE) e coordenador de ações de educação a distância da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE). Principais áreas de atuação: Física Estatística e Computacional, Transições de Fase, Fenômenos Críticos, Colóides, Sistemas Complexos, Sociofísica, Econofísica e Tecnologias na Educação. Participa ainda do grupo de pesquisa em Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado na POLI-UPE e do Laboratório de Simulações Computacionais em Colóides da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Gilvânia Lúcia da Silva vilela, Universidade de Pernambuco
    Gilvânia Lúcia da Silva Vilela – bacharel em Física, mestre, doutora e pós-doutora em Física da Matéria Condensada e de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Física do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora adjunta da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE) e membro do grupo de pesquisa em Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado na mesma instituição. Principais áreas de atuação: Magnetismo e Materiais Magnéticos, Spintrônica, Sensores Magnéticos. Colabora com o grupo de pesquisa de Física da Matéria Condensada e de Materiais do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Emerson Alexandre de Oliveira Lima, Universidade de Pernambuco
    Emerson Alexandre de Oliveira Lima – bacharel em Matemática, mestre e doutor em Matemática Pura (UFPE) com pós-doutorado em Matemática Aplicada e em Geofísica ambas pela Universidade Estadual de Campinas. É professor adjunto da Universidade de Pernambuco e Coordenador Geral dos cursos de graduação e do Ensino Básico da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, membro permanente do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas, membro das câmaras de graduação e pós-graduação e conselheiro de gestão acadêmica da Universidade. Principais áreas de atuação: Matemática aplicada e computacional, computação de alto desempenho, processamento de imagens, telemática e Topologia de 3-variedades. Líder do grupo de pesquisa em Radioquímica/Fluidodinâmica e Tomografia Gama da Universidade Federal de Pernambuco e membro dos Grupo de Pesquisa em Protocolos de Redes e Grupo de Pesquisa em Redes e Comunicações ambos na Universidade de Pernambuco. É também membro do PCEADIS, grupo de pesquisa multidisciplinar na área de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e de diversas sociedades nacionais e internacionais na área da matemática, matemática aplicada e educação matemática.

Publicado

2016-07-18