DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS: ESTUDO DA PERDA DE CARGA

Autores/as

  • Thais Cavalheri dos Santos Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET) Universidade Sao Judas Tadeu_FTCE (USJT_Faculdade de Tecnologia e Ciencias Exatas)
  • Pedro Jose Gabriel Ferreira Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)
  • Tulio Cearamicoli Vivaldini Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)
  • Iara Batista de Lima Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)
  • Alexandre Daliberto Frugoli Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)
  • Pedro Americo Frugoli Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)

Palabras clave:

Perda de carga, Mecânica dos fluidos, ensino de Engenharia.

Resumen

A Mecânica dos Fluidos é uma das mais importantes disciplinas no Ensino de Engenharia, visto que é fundamental na área de projetos. Na indústria, é comum ocorrer perda de eficiência energética, devido ao mau dimensionamento de redes e de transferência de fluidos, resultando em custos adicionais de produção e manutenção de equipamentos. O Grupo de Pesquisa em Ensino de Física para Engenharias (GruPEFE) desenvolveu um aparato experimental com o objetivo de envolver o estudante nas aulas práticas de Mecânica dos Fluidos, associando conceitos teóricos e práticos, otimizando o tempo de aula e custos de aquisição de equipamentos. O sistema desenvolvido permite o estudo de perda de carga, associação de bombas, medição de vazão e velocidade de um fluido. O equipamento foi construído visando à durabilidade e à operacionalidade. No presente estudo, a perda de carga distribuída e singular foi determinada para os principais itens de uma tubulação. A comparação entre os resultados é realizada durante a aula, dando enfoque não apenas no custo de aquisição dos equipamentos, mas também nos problemas ocasionados pela escolha inadequada no momento do projeto.

Biografía del autor/a

  • Thais Cavalheri dos Santos, Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET) Universidade Sao Judas Tadeu_FTCE (USJT_Faculdade de Tecnologia e Ciencias Exatas)

    Thais Cavalheri dos Santos é atualmente coordenadora do curso técnico de Edificações (PRONATEC), professora titular do curso de Engenharia na Universidade Paulista – UNIP e professora adjunta do curso de Engenharia na Universidade São Judas Tadeu. É Bacharel em Física Médica pela Universidade de São Paulo – USP, concluído em 2005. Possui Mestrado em Ciências, no programa de Física Aplicada em Medicina e Biologia pela USP em 2007. Simultaneamente com o mestrado, cursou o MBA em Gerenciamento de Hospitais e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2012 concluiu o Doutorado em Ciências – Tecnologia Nuclear – Aplicações – USP, pertencente ao Programa de Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Após a conclusão do Doutorado permaneceu como pesquisadora no IPEN até 2014, quando finalizou seu pós-doutorado. É autora de dois livros didáticos na área de Mecânica dos Fluidos.

  • Pedro Jose Gabriel Ferreira, Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)

    Pedro José Gabriel Ferreira é coordenador de curso de Engenharia, professor, coordenador de laboratórios e membro do GruPEFE na Universidade Paulista – UNIP. Concluiu o curso de Engenharia em Controle e Automação na Universidade Paulista em 2004. Entre 2006 e 2007, cursou a especialização de Formação de Professores para o Ensino Superior na UNIP. Em 2011 concluiu o mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP. De 2004 a 2009 trabalhou como Engenheiro na Cia Ultragaz. As principais atividades desenvolvidas foram nas áreas de Produção, manutenção, projetos de engenharia, processos de pintura industriais, inspeção de vasos de pressão e testes técnicos. É autor de dois livros didáticos na área de Mecânica dos Fluidos.

  • Tulio Cearamicoli Vivaldini, Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)

    Túlio Cearamicoli Vivaldini é professor do curso de Engenharia, membro do GruPEFE na Universidade Paulista – UNIP. Concluiu o curso de Bacharel em Física em 2008 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Mestrado em Ciências em 2010 e Doutorado em Ciências em 2014 – Tecnologia nuclear – Aplicações – pela Universidade de São Paulo (USP), pertencente ao programa de tecnologia nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Tem interesse em métodos de pesquisa experimentais e instrumentação para partículas elementares, física nuclear e atividades práticas aplicadas ao Curso de Engenharia.

  • Iara Batista de Lima, Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)

    Iara Batista de Lima é professora do curso de Engenharia, membro do GruPEFE na Universidade Paulista – UNIP. Concluiu o curso de Bacharel em Física em 2008 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Mestrado em Ciências em 2010 e Doutorado em Ciências em 2014 – Tecnologia nuclear – Aplicações – pela Universidade de São Paulo (USP), pertencente ao programa de tecnologia nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Tem interesse em métodos de pesquisa experimentais e instrumentação para partículas elementares, física nuclear e atividades práticas aplicadas ao Curso de Engenharia.

  • Alexandre Daliberto Frugoli, Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)

    Alexandre Daliberto Frugoli é assessor da Vice Reitoria de Planejamento, Administração e Finanças e da Direção do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor (Física e Fluidos) e membro do GruPEFE. Concluiu o curso de Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista – UNIP em 1996. Concluiu o Mestrado (2000) e o Doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela UNIP.

  • Pedro Americo Frugoli, Universidade Paulista_Instituto de Ciencias Exatas e Tecnologia (UNIP_ICET)

    Pedro Américo Frugoli é Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET, coordenador do curso de Engenharia, Professor de Física e membro do GruPEFE na Universidade Paulista – UNIP. Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), concluído em 1973. Em 1981 concluiu o Mestrado em Física pela (USP) e em 2012 o Doutorado em Engenharia de Produção pela UNIP.

Publicado

2017-01-05