IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA COMO UMA MEDIDA DE COMBATE À EVASÃO

Autores/as

  • Marcos Fernando Soares Alves Instituto Federal do Paraná
  • Kátia Luzia Mantovani Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional

Palabras clave:

Evasão na Engenharia, ensino superior privado, evasão universitária.

Resumen

Um dos grandes problemas que atingem as instituições de ensino superior é o alto índice de evasão nos cursos universitários. Nas graduações em Engenharia, esses índices chegam a 60% em instituições privadas. Com base nos dados coletados, por meio de um questionário aplicado a 265 alunos, o presente trabalho traz uma problemática que envolve as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos para se manterem nos cursos de Engenharia de uma instituição de ensino superior privada na cidade de Maringá, Paraná. Com esta pesquisa, buscou-se identificar e avaliar o perfil dos alunos, suas perspectivas e buscas, suas relações com os estudos, com o trabalho, com a família e com a própria instituição, salientando as principais deficiências vivenciadas por eles e que podem levá-los a abandar os estudos. Dessa forma, os autores acreditam que o conhecimento acerca do perfil do estudante pode contribuir para delimitar alguns fatores envolvidos nessa questão e na criação de políticas mais assertivas no combate ao abandono do curso e da instituição. Os questionários foram aplicados a alunos dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica, matriculados em diferentes semestres letivos e que cursam a graduação no período matutino ou noturno.

Biografía del autor/a

  • Marcos Fernando Soares Alves, Instituto Federal do Paraná
    Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2008), especialista em Física para o Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2009), mestre em Física pela UEM, na área de Física da Matéria Condensada. Ministrou aulas de Física na rede pública e particular de ensino básico e superior. No ano de 2015 foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP) e professor colaborador na UEM. Atualmente é professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Foz do Iguaçu. Possui interesse nas áreas de Ensino de Física, Formação Inicial de Professores e Atualização Curricular
  • Kátia Luzia Mantovani, Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional
    Estudante de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP). Participou como bolsista no Programa de Iniciação Científica da FEITEP desenvolvendo o projeto “Identificação da motivação e dificuldades encontradas pelos alunos nos cursos de Engenharia de uma faculdade particular na cidade de Maringá-PR”, coordenado por Marcos Fernando Soares Alves. Em 2015, ministrou aulas no Curso Técnico em Infraestrutura e Meio Ambiente - Profuncionário no Instituto Estadual de Educação de Maringá. Possui interesse nas áreas de Evasão Universitária e Ensino de Engenharia.

Publicado

2017-01-05