APLICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ENGENHARIA AMBIENTAL
Palabras clave:
Acondicionamento, gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental.Resumen
O desenvolvimento econômico, a urbanização e as melhores condições de vida proporcionaram um aumento na quantidade e na complexidade de gerenciamento dos resíduos sólidos. Com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010 (Lei n. 12.305), esse tema assumiu grande relevância no Brasil. Por isso, a disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos é fundamental num curso de Engenharia Ambiental, para proporcionar aos alunos o conhecimento do tema e vivências práticas para atuação profissional. Nesse sentido, este trabalho relata a aplicação de conceitos relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos em um Centro de Educação Infantil (CEI), por acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina.Objetivou-se correlacionar as aulas de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos com a implantação da coleta seletiva no CEI Eurípedes Barsanulfo. Inicialmente, abordou-se toda a teoria acerca do gerenciamento de resíduos sólidos, por meio de aulas expositivas/dialogadas. Em seguida, os alunos realizaram um diagnóstico no CEI, para verificar a forma como o gerenciamento vinha sendo realizado. Posteriormente, fizeram o planejamento para adequação dos acondicionadores e definição das estratégias de educação ambiental, a fim de implantar a coleta seletiva. Os acondicionadores existentes foram adequados e identificados com adesivos lúdicos e outros novos foram providenciados a partir de reúso de materiais recicláveis. Foram elaboradas cartilhas educativas e palestras para as crianças e os funcionários do CEI, de modo a orientar o público e realizar a sensibilização quanto à importância da coleta seletiva. Após a implantação da coleta seletiva, os acadêmicos tiveram contato com as crianças para as ações de sensibilização. Essa proposta de ensino-aprendizagem no Curso de Engenharia Ambiental foi vista pelos acadêmicos como fundamental para a aquisição de experiência prática e, além do aprendizado específico da área ambiental, resultou num trabalho de envolvimento social e retorno à comunidade onde a universidade está inserida.Descargas
Publicado
2017-09-20
Número
Sección
Artigos