O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE CÁLCULO USANDO MODELOS MATEMÁTICOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Autores/as

  • Jaqueline Maria da Silva UFVJM
  • Deborah Faragó Jardim UFVJM
  • Ana Carolina Carius IFRJ

Palabras clave:

Matemática, modelagem matemática, tecnologia, Geogebra, limites, derivadas, integrais.

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência utilizando o software livre GeoGebra como ferramenta tecnológica e estratégia de ensino, aliado à modelagem matemática, para melhorar o aprendizado e desempenho dos estudantes da disciplina de Funções de uma Variável, dos cursos de engenharia do Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O objetivo principal deste trabalho é discutir e avaliar o desafio de ensinar e acompanhar o aprendizado dos estudantes do primeiro período, envolvendo conceitos de Cálculo por meio do GeoGebra.

Biografía del autor/a

  • Jaqueline Maria da Silva, UFVJM

    Possui licenciatura plena pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2002), mestrado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (2005) e Doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (2011). Durante as atividades do mestrado e doutorado trabalhou com modelagem matemática e computacional dos processos de dispersão de sementes na Floresta Amazônica em parceria com pesquisadores do INPA-AM.  Atualmente, é professora de Matemática no curso de graduação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Mucuri. É coordenadora o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) no Campus Mucuri, e neste programa leciona e orienta estudantes em temas de matemática voltados para o ensino. Tem experiência e orienta estudantes de iniciação científica do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção nas áreas de Populações, Epidemiologia e Transporte de Contaminantes.

  • Deborah Faragó Jardim, UFVJM

    Possui graduação em Física pela Universidade Vale do Rio Doce - Univale (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Durante as atividades do mestrado trabalhou com interferometria aplicada à biologia. No doutorado dedicou-se à cosmologia com modelos de crescimento de estruturas. Fez parte de seu doutoramento no exterior, no Instituto de Astrofísica de Paris (IAP), tendo trabalhado com “modelos cosmológicos fantasmas”. Atualmente, é professora no curso de graduação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Mucuri, lecionando disciplinas de Física e Matemática. Trabalha na pós-graduação, no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), orientando alunos em temas de matemática voltados para o ensino. Tem experiência nas áreas em que se especializou durante o mestrado e doutorado, além da Geometrotermodinâmica, tendo publicado artigos em todas essas áreas. Atualmente, trabalha também com as áreas de matemática e física, com projetos de ensino, pesquisa e extensão, especialmente aqueles que envolvem softwares livres.

  • Ana Carolina Carius, IFRJ

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica (2006) e doutorado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde atua na formação de estudantes dos cursos de engenharia, no ciclo básico.  Tem experiência na área de matemática, destacando-se modelagem matemática, com ênfase em Análise Numérica e modelagem aplicada ao ensino de matemática em cursos de graduação.

Publicado

2017-01-05