SISTEMA GRÁFICO INTERATIVO PARA ENSINO DE ANÁLISE ESTRUTURAL ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

Autores/as

  • Renata Nicoliello Moreira Universidade FUMEC
  • Roque Luiz Pitangueira Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Método de elementos finitos, computação gráfica, programação orientada a objetos, ensino de engenharia.

Resumen

Este trabalho se refere à expansão do INSANE (INteractive Structural ANalysis Environment): um sistema computacional, em linguagem Java e programação orientada a objetos (POO), para o processamento de modelos discretos do Método dos Elementos Finitos (MEF). O trabalho de expansão consiste numa aplicação gráfica interativa para auxiliar o ensino de análise estrutural através do MEF. Apresenta-se um estudo dos diversos enfoques para a abordagem do MEF em cursos de engenharia, identificando suas generalidades e as possibilidades que o INSANE oferece para facilitar o processo de aprendizagem. Discutem-se também sugestões disponíveis na literatura para caracterização de etapas para a solução de problemas do MEF. Faz-se uma análise buscando-se identificar as principais interações necessárias para exposição do núcleo numérico do sistema computacional ao usuário, de modo que o mesmo possa visualizar informações referentes à resolução de modelos do MEF, facilitando, assim, o entendimento da teoria. Tal enfoque permite a apresentação gráfica, interativa e didática do processamento de modelos do MEF. Os recursos disponibilizados na nova interface são apresentados através de exemplos e as possibilidades de enriquecimento do processo de aprendizagem são, então, ilustradas.

Biografía del autor/a

  • Renata Nicoliello Moreira, Universidade FUMEC
    Sou Engenheira Civil, com mestrado em Engenharia de Estruturas. Leciono diversas disciplinas do núcleo de Estruturas na Universidade FUMEC em Belo Horizonte. Em minha dissertaçao de mestrado implementei um programa computacional com o objetivo de facilitar o ensino do Método dos Elementos Finitos para alunos de Engenharia. Estou iniciando o doutorado e meu projeto inicial é avaliar a utilização do programa no aproveitamento dos alunos na disciplina. Gostaria obter e compartilhar informações sendo leitora e publicando nesta importante revista.
  • Roque Luiz Pitangueira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: método dos elementos finitos, análise não-linear, estruturas de materiais parcialmente frágeis e programação orientada a objetos.

Publicado

2018-04-13