APRENDIZAGEM BASEADA EM DINÂMICAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL NA ENGENHARIA

Autores/as

  • Adriano Bressane
  • Sandra Regina Monteiro Masalskiene Roveda
  • José Arnaldo Frutuoso Roveda
  • Antonio Cesar Germano Martins
  • Admilson Írio Ribeiro
  • Zacarias Martin Chamberlain Pravia
  • Gerson Araújo de Medeiros

Palabras clave:

Formação integral, estratégia de aprendizagem, mercado de trabalho.

Resumen

Como ciência dedicada a transformar conhecimento em solução, a engenharia requer cada vez mais a integração de saberes. Entretanto, o modelo tradicional de ensino pode implicar limitações, tornando necessárias estratégias pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é compartilhar uma estruturação metodológica descrita como “dinâmicas de realidade simulada” e avaliar sua contribuição para a formação integral no ensino de engenharia. Para tanto, são discutidos pressupostos teóricos e uma experiência de aplicação é apresentada como estudo de caso. Para avaliar a repercussão da proposta, foram considerados indicadores baseados na percepção dos estudantes, coletados por meio de um questionário. Como resultado, buscou-se proporcionar uma descrição da proposta pedagógica e uma reflexão crítica sobre sua contribuição para a formação integral do estudante de engenharia.

Publicado

2017-09-25