ESTUDO DO LIMITE DE UMA FUNÇÃO: ANÁLISE COM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS DE ENGENHARIA E MATEMÁTICA

Autores/as

  • Daniela A. S. Moura Faculdade de Para de Minas
  • Joao Bosco Laudares PUC Minas

Palabras clave:

Ensino de cálculo, conceito e definição, conceito de limite.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, cujo objeto se constituiu pelo estudo conceitual de Limite de uma função de uma variável. Parte-se do princípio da importância do Limite como um conceito básico do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), conteúdo obrigatório em cursos de Engenharia e Matemática, entre outros cursos das Ciências Exatas. Como referencial teórico, foram utilizados estudos e pesquisas de autores como Tall (2013), Vinner (2013), Duval (2009), Laudares (2013), Lachini (2001), que trabalham a aprendizagem numa perspectiva cognitiva da necessidade de buscar o entendimento desse conceito pelo estudante, antes de formalizar uma definição. Isso é privilegiar na estrutura da Matemática não só os procedimentos de cálculo. O instrumento metodológico utilizado foi o Objeto de Aprendizagem, construído com o software Geogebra, próprio para mediação da informática no processo didático. Assim, foram exploradas as representações algébricas e, especialmente, a geométrica-gráfica com recursos da Informática Educativa. Do conjunto das atividades desenvolvidas, neste artigo, opta-se por apresentar uma fundamental para o processo da compreensão, coerente com o objeto de pesquisa. Os sujeitos da investigação foram estudantes de matemática, mas tem sido aplicado em cursos de engenharia. A análise dos dados foi feita utilizando-se de categorias da investigação qualitativa.

Biografía del autor/a

  • Daniela A. S. Moura, Faculdade de Para de Minas
    Possui graduação em Matemática e Mestrado de Ensino em Ciencias e  Matematica pela PUC Minas. Professora de ensino superior em cursos de graduacao.
  • Joao Bosco Laudares, PUC Minas
    Graduado em Matematica pela UFMG. Mestrado em tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1992), na área de concentração em Educação Tecnológica; Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor do Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: professor titular dos cursos de graduação e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Suas linhas de estudo e pesquisa são: na EducaçãoTecnológica:(1)Educação Profissional;(2) Educação-Trabalho;(3)Formação e Qualificação Profissional;na área de Educação Matemática:(1)Novas Tecnologias e (2)Metodologia para o ensino de Matemática.

Publicado

2018-01-18