PROPOSTA DE UMA BANCADA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DE ACORDO COM AS NORMAS DE SEGURANÇA

Autores/as

  • Jean Liecheski Marques Faculdade SATC
  • Anderson Diogo Spacek Faculdade SATC
  • João Mota Neto Faculdade SATC
  • Oswaldo Hideo Ando Junior Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Palabras clave:

Bancada didática, automação industrial, experimentos didáticos, ensino superior, engenharia.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de uma bancada didática para ensino na área de automação industrial, regulamentada nas normas de segurança vigentes, propondo um produto de boa qualidade com baixo custo, quando comparados custo/benefício, a outras bancadas já existentes no mercado. A implantação desse projeto proporciona um diferencial de ensino, pois permite aos estudantes colocar em prática o que lhes é ensinado em sala de aula, através do método “aprender fazendo”. A metodologia empregada é qualitativa e projetual. Para fins de comparação, foram realizados orçamentos de bancadas didáticas já existentes no comércio. Foram descritos os itens de normas de segurança vigentes aplicáveis à bancária didática e também se produziu um modelo tridimensional computadorizado. Por fim, se pode concluir que a elaboração desse projeto consiste em um investimento atraente para a instituição de ensino, sendo eficaz por possuir baixo custo e flexibilidade em sua utilização, diminuindo a lacuna entre teoria e prática.

Biografía del autor/a

  • Jean Liecheski Marques, Faculdade SATC
    possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade SATC (2015). Tem experiência em gerenciamento de Engenharia Clínica e manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares. Atuando nas áreas de instrumentação, eletrônica e automação industrial e ensino profissionalizante
  • Anderson Diogo Spacek, Faculdade SATC
    Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e mestrado em Engenharia, titulado pelo (PPGE3M/UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como educador da Associação Beneficente da Indústria Carbonifera de Santa Catarina (SATC) desde 2002. Tem experiência na área eletroeletrônica e de automação
  • João Mota Neto, Faculdade SATC

    Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e mestrado em engenharia mecânica pela UFRGS. Atualmente professor tempo integral dos cursos de graduação de engenharia elétrica e tecnologia em automação industrial na Faculdade SATC Desenvolvendo atividades de pesquisa nas áreas de eficiência energética, instrumentação, eletrônica e automação. Vinculadas aos segmentos industriais de carvão mineral, revestimentos cerâmicos e metal mecânica Possui experiência na área de engenharia elétrica, atuando na elaboração e execução de projetos industriais com ênfase em automação.

  • Oswaldo Hideo Ando Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
    Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2006) com Especialização em Gestão Empresarial (2007) pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA com Mestrado em Engenharia Elétrica (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014) . Atualmente é Professor do Curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e atua como Consultor ad hoc da FAPESC e de Periódicos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão de Energia, Qualidade da Energia Elétrica, Sistemas Elétricos de Potência, Captação de Energias Residuais e Eficiência Energética.

Archivos adicionales

Publicado

2018-01-18